5‌ ‌hábitos‌ ‌saudáveis‌ ‌para‌ ‌você‌ ‌seguir‌ ‌

5‌ ‌hábitos‌ ‌saudáveis‌ ‌para‌ ‌você‌ ‌seguir‌ ‌

O estereótipo de uma pessoa saudável é reforçado em comerciais de TV, Instagram e outras redes sociais e, geralmente trata-se de alguém com o corpo incrivelmente atlético correndo e olhando seu relógio com a testa escorrendo aquela gota de suor digna de um filme publicitário.

Claro, uma pessoa que costuma correr é saudável, mas o problema não está nisso e sim no que é visto como o modelo ideal de saúde. Você pode fazer o seu cooper matinal sem a pressão de se tornar o próximo Usain Bolt ou ficar com o corpo daquela blogueira que usa 38, não se preocupe.

Na verdade, algumas medidas simples de rotina (simples mesmo como tomar mais água) já farão com que você se torne cada vez mais saudável e de quebra tenha mais disposição, qualidade de sono, sensação de saciedade e todos os outros benefícios possíveis.

Mas quais são hábitos saudáveis e fáceis de serem adotados em uma rotina de “pessoa normal”? Veja agora!

1 – Reserve tempo para o lazer

Essa não é uma dica muito clichê, já que a ideia de “trabalhe enquanto eles dormem” está ganhando cada vez mais adeptos.

Ter um tempo para se distrair e fazer o que gosta é fundamental para esvaziar a cabeça, descansar a mente e o corpo e recarregar as baterias para os próximos desafios diários. Aquele final de semana sem a pressão de ser produtivo pode te fazer muito bem, acredite.

Para isso, use o seu tempo livre para atividades que te façam relaxar. Veja TV, converse com os amigos, vá ao parque, enfim, qualquer coisa que te faça sentir bem é válida.

Ao adotar essas medidas sua saúde agradece e sua vida social também.

2 – Visite o médico regularmente

A nossa cultura prega que não devemos ter tempo para nada, nem para cuidar da saúde, mas não acredite nisso.

Saber como anda o funcionamento do seu corpo faz com que você viva melhor e ainda evite uma série de complicações futuras. Sabe aquele ditado “prevenir é melhor que remediar”? Ele é totalmente verdadeiro.

Aqui uma dica de ouro: opte por um convênio médico e plano dental que possuam uma boa cobertura. 

Assim, além de manter-se bem, com um plano dental você ainda economiza.

3 – Vá ao dentista 

Os brasileiros não possuem o hábito da medicina preventiva e ainda têm medo de dentista, porém você sabia que visitar uma clínica odontológica faz bem não só para os seus dentes mas para todo o funcionamento do seu corpo?

A odontologia sistêmica trabalha com uma análise ampla dos pacientes e visa identificar o impacto da boas ou más condições bucais no restante do corpo.

Diante disso, é possível manter seus dentes brancos, gengivas saudáveis e ainda evitar:

  • Diabetes;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Ansiedade e depressão;
  • Osteoporose;
  • Dentre outros.

Então, aqui de novo fica evidente a importância de ir ao médico e contar com um bom plano odontológico.

4 – Pratique exercícios físicos

Você não precisa praticar algum esporte todo santo dia (sem a pressão de se tornar o próximo Bolt, lembra?), mas profissionais da área da saúde recomendam atividades físicas de 2 a 3 vezes por semana.

Praticar esportes regularmente só traz benefícios à sua saúde além de trazer mudanças estéticas ao seu corpo, caso seja essa a sua intenção. Alguns pontos positivos dos exercícios na sua vida são:

  • Maior disposição;
  • Mais qualidade de sono;
  • Melhor saúde mental;
  • Sensação de saciedade;
  • Melhor significativa do humor;
  • Dentre outros. 

5 – Cuide da sua alimentação

As pessoas têm uma ideia completamente equivocada quando o assunto é adotar hábitos alimentares mais saudáveis, pois elas acreditam que nunca mais poderão comer aquela pizza enorme no sábado à noite, mas não é bem assim.

Para começar, você não só pode como deve comer as chamadas “besteiras”, elas são essenciais para a nossa saúde mental, mas não há a necessidade de fazer isso sempre, concorda?

Por falar nisso, ingerir doces todos os dias só te trará prejuízos, uns quilos a mais, indisposição, fazer você utilizar o seu plano ortodôntico de maneira não preventiva e até desencadear em uma ansiedade.

Mas não se preocupe, é mito falar que quem tem hábitos alimentares saudáveis só come brócolis e alface, existem muitas opções gostosas e benéficas ao seu corpo, não deixe de procurar um nutricionista para se consultar.

Priorize sua saúde

Neste conteúdo você pôde descobrir um pouco mais sobre hábitos saudáveis que são pouco falados e totalmente aplicáveis no dia a dia de qualquer pessoa preocupada com sua qualidade de vida.

Viu também que diferente do que se fala muito atualmente, é possível levar uma vida saudável sem sacrificar seu tempo de lazer, hobbies ou comidas favoritas. Porém, lembre-se: tudo em excesso faz mal, então, mantenha uma vida equilibrada.

Por fim, todas as dicas deste conteúdo serão muito úteis a você, mas não deixe de procurar um profissional capacitado para te orientar e acompanhar seu progresso diariamente, nada exclui a visão analítica de uma pessoa da área. 

É como dizem, cada corpo é um corpo e reage de forma diferente aos mesmos estímulos.

Este conteúdo foi produzido por Ideal Odonto