Benefícios de se ter um convênio odontológico

Benefícios de se ter um convênio odontológico

Cuidar da saúde bucal é importante em qualquer idade e, por isso, desde criança temos o exemplo dos responsáveis sobre escovar os dentes todos os dias e de maneira adequada. No entanto, o acompanhamento de profissionais de clínicas e convênio odontológico também é essencial para a manutenção da saúde. 

Afinal, para ter dentes bonitos não é apenas a escovação e uso do fio dental que pode ajudar nesse objetivo e manter sua qualidade e tendo um convênio odontológico fica muito mais fácil ter uma excelente saúde bucal e realizar as manutenções necessárias, reduzindo os riscos.

Por isso, neste artigo, separamos alguns benefícios de se ter um convênio.

1 Facilidade de atendimento

Tendo um plano odontológico, você consegue realizar tratamentos como limpezas, reparos e prevenção sempre que precisar, mantendo a sua saúde dental em dia. 

Com o convênio, você será atendido por profissionais extremamente capacitados que podem te auxiliar até mesmo em procedimentos mais delicados como a aplicação e manutenção de um implante dentário.

Você também consegue agendar consultas com maior conforto e praticidade, por um custo mais acessível, além de ter outras formas de contato para otimizar a solução de dúvida.

2 Facilidade no atendimento

Nesse modelo é possível haver a contratação por parte da empresa, com uma co-participação nos pagamentos ou em formato de pessoa física.

Em ambos os casos há o pagamento de um valor mensal. Apesar disso, os valores são muito menores do que os individuais dos procedimentos ou por consulta. 

Afinal, há tratamentos que ainda demandam um acompanhamento a médio e longo prazo, fator que torna o custo-benefício do plano ainda mais atrativo.

No caso dos convênios odontológicos empresariais, um valor mensal é descontado do funcionário ou há a cobertura parcial, mediante comprovantes de pagamento, do valor gasto nos procedimentos.

Desse modo, aqueles pacientes que fazem uso de aparelho dental transparente e necessitam realizar as manutenções, podem ter um acompanhamento adequado sem que os gastos interfiram de modo negativo no seu orçamento.

3 Maior Amplitude no atendimento

Quando nos filiamos a um único dentista ou consultório, ficamos “presos” a um único atendimento realizado por apenas um profissional ou local. 

Independentemente de qual o procedimento te levou até ele, seja a aplicação de uma lente nos dentes ou a profilaxia, de certa forma, se qualquer problema surgir sobre o procedimento é com esse profissional que você terá de resolver

Por outro lado, estando filiado em uma rede de convênio você pode ser atendido por outros consultórios credenciados que também lhe oferecerão profissionais excelentes que possam dar continuidade ao seu procedimento, seja ele qual for, principalmente ao surgir imprevistos.

Dessa forma, você pode ter um atendimento próximo da sua casa ou do seu trabalho, oferecendo um melhor conforto para você e seus dependentes.

4. Maior proximidade com o profissional

Essa pode ser uma das vantagens mais interessantes, principalmente para as crianças. 

Quando somos menores nós temos muito medo do desconhecido, principalmente um cirurgião dentista.

Contudo, quando construímos uma relação com visitas regulares a um consultório, há mais facilidade para a criança se familiarizar com o ambiente e com o profissional.

Dessa maneira, é possível evitar problemas dentários futuros, fazendo com que eles cresçam com hábitos muito mais frequentes de cuidar da sua saúde bucal e tendo conhecimento sobre os procedimentos necessários para a higienização correta.

Mesmo que você vá ao dentista apenas para realizar uma retirada de dúvidas sobre um clareamento dental com moldeira, se possível, leve o seu filho para que desde de cedo ele sinta maior facilidade de se comunicar com esse profissional. 

Esse ponto de proximidade também é importante para os adultos, que com o passar do tempo se sentem mais confortáveis para informar os procedimentos que possuem interesse de realizar ou situações que os incomodam em sua arcada.

5. Cobertura Ampla

Apesar de existirem diversos pacotes, que incluem desde os procedimentos de rotina até os estéticos, de modo geral os convênios conseguem oferecer uma cobertura de tratamentos odontológicos de forma mais ampla.

Assim, é possível contratar aquele que melhor atende suas necessidades e orçamento, considerando tratamentos como: 

  • Tratamento de gengiva;
  • Restaurações;
  • Necessidade de realizar raio X panorâmico;
  • Extrações;
  • Tratamento de canal;
  • Limpeza e aplicação de flúor;
  • Atendimento de urgências e emergências.

Cabe ressaltar neste ponto que é essencial conferir o tempo de liberação para os procedimentos, bem como o intervalo entre um tratamento e outro. Isso porque, dependendo do plano, há um limite de profilaxias – por exemplo – a ser realizado no ano.

Além disso, é possível encontrar convênios que oferecem uma cobertura ainda maior, que contemplam procedimentos como a colocação de lentes de contato dental.

6. Medidas de prevenção

Quando pensamos em inflamações bucais como cáries e tártaro consideramos que ter um plano odontológico é extremamente importante para que esses problemas sejam solucionados com maior velocidade. 

No entanto, antes mesmo do tratamento, o que acontece é que com um plano muito dificilmente você terá esses problemas em sua arcada dentária por haver um acompanhamento e identificação rápida dos possíveis fatores que provocam essas bactérias.

Isso porque, em grande maioria, eles oferecem medidas de prevenção para sua saúde bucal, fazendo análises mensais para garantir o bom funcionamento dos seus dentes e da cavidade bucal como um todo. 

Sendo assim, ao aparecer o menor sinal de cárie ela já é tratada e as orientações sobre os cuidados na escovação são passadas aos pacientes. 

Em casos mais específicos, como em pacientes que fazem uso de aparelho ortodôntico, por haver um “dificultador” nas escovações  essas inflamações podem ocorrer mais facilmente. No entanto, com a escovação correta e o acompanhamento isso também é minimizado.

Afinal, em um plano, não só a sua manutenção mensal será realizada, mas também uma análise por toda sua arcada dentária, principalmente na sua gengiva.

7. Podem auxiliar no cuidado bucal relacionado à alimentação

Cabe ressaltar que a alimentação é um fator determinante na saúde bucal e pode influenciar – bem como ser influenciada – no decorrer dos tratamentos. 

Isso pode acontecer, por exemplo, em casos em que o paciente procura por uma dieta ou uma  nova rotina alimentar. 

Quando iniciamos uma dieta, acabamos abalando no PH da boca o que faz com que a língua se torne mais ou menos ácida. 

Assim, tendo um plano odontológico, você realizará consultas com mais frequência e o profissional poderá observar qualquer alteração em sua boca. 

Ao notar essas alterações, uma nova orientação sobre a alimentação e a adequação dos cuidados diários serão transmitidas para diminuir os problemas que poderão surgir.

Dessa forma, você conseguirá manter a sua dieta sem abalar a sua saúde bucal. 

É importante ressaltar que ao iniciar qualquer dieta ou mudança em sua alimentação os médicos devem ser notificados para poder auxiliar e acompanhar todo esse processo. 

Neste artigo te informamos 7 benefícios de ter um convênio odontológico e agora que você entende mais sobre o assunto não perca tempo e procure uma rede credenciada para se filiar e ter todas essas vantagens – estudando aquelas que melhor atenderão suas necessidades. 

Lembre-se que cuidar da sua saúde bucal é um investimento para toda a vida, afinal os seus dentes e a sua alimentação são cruciais para o bom funcionamento do seu organismo. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede  

especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.