Benefícios empresariais e produtividade: Entenda a relação

Benefícios empresariais e produtividade: Entenda a relação

A relação entre empresa e funcionário tem mudado muito e não se baseia mais apenas em prestar serviço e receber uma remuneração. Os colaboradores estão em busca de corporações que lhes proporcionem um melhor estilo de vida, fornecendo benefícios empresariais

Nesse sentido, oferecer benefícios empresariais como plano dental empresarial ou vale transporte e alimentação podem influenciar diretamente na produtividade da sua empresa. 

Isso ocorre porque esses benefícios são vistos como positivos e melhoram não só o ambiente e interação entre os funcionários, como o rendimento no serviço. 

Relação entre benefício e produtividade

Os profissionais atualmente não estão em busca apenas de bons salários, mas de um ambiente acolhedor e prazeroso para trabalhar, além de bons benefícios. 

Esses incentivos, como o plano odonto empresa, são vistos pelo funcionário como interesse pelo bem-estar e pela saúde dos colaboradores.

Além disso, muitas vezes – para os proprietários – é difícil aumentar o salário do funcionário devido às rigorosas leis trabalhistas. Para isso, recorrer aos benefícios empresariais pode ser uma ótima estratégia para complementar o salário e valorizar o trabalho. 

Pagando bons salários, com os benefícios, é muito provável que seu funcionário se sinta valorizado e produza mais. 

Para se ter uma ideia, estudos comprovam que prestadores de serviços felizes trabalham melhor, e que as empresas que não investem nesse recurso tendem a diminuir a produtividade ao longo do tempo. 

O ideal seria que a empresa oferecesse benefícios personalizados. Para isso, o setor de recursos humanos deve analisar a distância até o local de trabalho, idade do funcionário, se possui filhos e etc. 

Mas sabemos que essa não é uma realidade fácil para se implementar, portanto, oferecer o básico, como transporte e vale refeição ou alimentação, já é uma forma de chamar a atenção de possíveis candidatos. 

Outro benefício que foge ao básico e tem atrativos positivos tanto para a empresa como para o funcionário é o convenio odontologico empresarial, que possui um baixo custo e pode ser estendido para familiares.

Conheça os benefícios 

Nos tópicos a seguir, confira algumas sugestões de benefícios que podem ser implementados em seu negócio e as vantagens proporcionadas.

Vale refeição e vale alimentação 

Esses são benefícios básicos, que de uma modo geral são oferecidos por grande parte das empresas.

O vale refeição é destinado para restaurantes e lanchonetes, já o vale alimentação pode ser usado em supermercados. Geralmente é permitido que o funcionário escolha entre as duas opções. 

Vale transporte

Esse é um dos incentivos “obrigatórios”. 

Isso porque o vale transporte é oferecido a partir do número de passagens que o funcionário paga para chegar até o local de trabalho. O VT também pode ser substituído por vale estacionamento, se a pessoa possuir carteira de motorista e for de carro ou moto. 

Plano de saúde

O plano de saúde é um benefício mais caro para as empresas, mas que é muito valorizado pelos funcionários e benéfico para a instituição.

Em uma pesquisa divulgada por uma empresa de vagas de emprego, a assistência médica está em primeiro lugar da lista de benefícios empresariais valorizados pelos funcionários. 

Nesse contexto, um outro diferencial que pode sair mais em conta, enquanto valoriza o bem-estar e a integridade do colaborador, é recorrer ao plano empresarial odontológicosendo bastante valorizado.

Participação nos lucros (PLR)

A participação nos lucros é uma bonificação que os funcionários recebem de duas a três vezes no ano, representando uma porcentagem dos lucros da empresa. 

A PLR é uma ótima forma de engajar os funcionários nos serviços da empresa, já que em um futuro próximo eles receberão parte do rendimento.

Como definir os benefícios empresariais 

Para definir de forma estratégica as bonificações que serão concedidas, é necessário pensar no perfil da sua empresa e em qual objetivo você quer atingir. É a diminuição de faltas? Aumento da produtividade? 

Conhecer seus funcionários também é fundamental, já que cada empresa vive uma realidade e cada benefício pode ser visto de uma forma. 

Faça uma pesquisa com seus colaboradores e, a partir disso, escolha o que for mais viável para a empresa e que agrade o seu público (colaboradores).

Após definir e implementar as novas bonificações, analise os resultados e métricas. 

Seguindo os passos citados acima, é muito provável que a produtividade da organização cresça. 

Como podemos perceber, os benefícios empresariais estão ligados diretamente à produtividade dos seus funcionários. 

Por isso, invista nas bonificações corretas, mantenha a comunicação e analise os melhores benefícios junto com os colaboradores e RH, afinal essa é uma forma de demonstrar interesse ao bem-estar e ao dia a dia da empresa. 

Por fim, cabe ressaltar que a diminuição de faltas, pró-atividade e maiores lucros são alguns aspectos que a organização atingirá implementando os benefícios empresariais. 
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Ideal Odonto, empresa especializada em planos odontológicos com atendimento acessível para devolver o sorriso dos pacientes.