fbpx

Plano de Saúde Hospitalar: será que vale a pena?

O Plano de Saúde Hospitalar é mais barato do que um Plano de Saúde completo, que também tenha a parte ambulatorial. Mas será que vale a pena? Confira conosco!

Por serem mais baratos que os planos com coberturas completas, o plano de saúde hospitalar e o ambulatorial chamam a atenção de uma boa parte da população, mas você sabe como funciona o plano hospitalar? 

Primeiro vamos abordar aqui o que é um plano de saúde, depois vamos explicar como funcionam as coberturas, depois será mais tranquilo entender a parte hospitalar e como funciona este tipo de plano.

O que é Plano de Saúde

Plano de Saúde é um serviço que possibilita que as pessoas possam ter acesso a serviços médico-hospitalares para pessoas. Você paga para a operadora um valor determinado e tem acesso a utilizar os serviços da sua rede credenciada.

As coberturas do Plano de Saúde são divididas entre a parte ambulatorial e a parte hospitalar. Pensando nisso, a ANS permitiu que fossem vendidos produtos com coberturas segmentadas, apenas para a parte ambulatorial ou apenas para a parte hospitalar.

Neste artigo, vamos nos focar apenas na parte hospitalar.

Plano de Saúde Hospitalar

Como dito anteriormente, o Plano de Saúde Hospitalar é a modalidade que apenas oferece coberturas para procedimentos hospitalares, como internamento, cirurgias, urgência e emergência.

Existe apenas uma pequena oferta destes planos no Brasil, é bem difícil encontrar um plano hospitalar.

O que não cobre o Plano de Saúde Hospitalar

Estão fora do rol de coberturas todos os procedimentos ambulatoriais, como consultas e exames clínicos.

Você pode perceber que a maioria dos procedimentos não estão cobertos pelos planos hospitalares. Isso porque na maioria das vezes que precisamos de serviços médicos, nos resolvemos em clínicas e consultórios, a necessidade de ir em um hospital geralmente está relacionada a um problema mais grave de saúde.

Vale a pena ter um Plano de Saúde Hospitalar?

Assim como na maioria das questões relacionadas a Seguros, esse é um ponto que depende do seu perfil. Você querer ter acesso a hospitais mais sofisticados, mas não tem condições financeiras para bancar um plano de saúde normal, pode optar por um hospitalar.

Eu acredito que na maior parte das ocasiões, vale a pena ter um plano completo e não um ambulatorial ou hospitalar, porque as duas coberturas são necessárias e podem gerar custos muito mais elevados do que ter um Plano de Saúde.

Coberturas do plano

As coberturas do Plano Hospitalar são as seguintes:

  • Internação hospitalar
  • Cobertura de transplantes.
  • Coberturas de órteses e próteses ligadas aos atos cirúrgicos listados na lista de procedimentos cobertos pela ANS.
  • Cobertura de cirurgias que necessitem de ambiente hospitalar.

Coparticipação dos planos de saúde hospitalares

Assim como os planos normais, você pode optar ou não por um plano com coparticipação.

Claro que a coparticipação tem seus pontos positivos e negativos, cabe avaliar.

Você pode saber tudo sobre o tema através do artigo Coparticipação nos Planos de Saúde: o que é e para que serve

Carências

As carências do plano de saúde hospitalar são as mesmas que em um plano de saúde normal. Apenas não contam as carências de consultas e exames, porque esses procedimentos não estão cobertos.

Enfermaria ou Apartamento?

Assim como a Coparticipação, nos planos completos, você pode optar pela acomodação em Enfermaria ou Apartamento. A enfermaria conta com menor privacidade, porém tem o preço mais baixo. A acomodação em apartamento é o inverso. Cabe ao beneficiário escolher.

Importância da Rede Credenciada

A Rede Credenciada, ou seja, o conjunto de hospitais que o cliente terá acesso ao adquirir o plano deve ser vista com antecedência. Isso porque você deve ter acesso aos hospitais que sejam do seu interesse, pode ser por localização, qualidade do serviço. Mas é interessante ter acesso a um serviço de qualidade.

Na Bahia, apenas o Bradesco Saúde tem trabalhado com Plano Hospitalar.

Caso tenha interesse, confira os melhores planos de saúde agora!

Esperamos que tenha tirado suas dúvidas, a Anubis Corretora de Seguros é especialista em Planos de Saúde.

Caso queira uma consultoria gratuita, fale com um especialista via WhatsApp!

plugins premium WordPress
Rolar para cima
Plano de Saúde

Faça uma Cotação de Plano de Saúde