fbpx

Turnover: o que é e como diminuir esse índice?

Você já ouviu falar em turnover? Turnover, termo da língua inglesa que significa “virada” ou “reversão”, nada mais é que o índice que calcula a rotatividade dos funcionários.

Turnover é o indicador que representa a quantidade de colaboradores que deixam a organização em determinado período.

Este é um dos indicadores mais importantes de desempenho, não só para o setor de Recursos Humanos, mas para toda a empresa. Isso porque indica possíveis problemas internos, como insatisfações com salários e clima.

Logo, é necessário estar atento e assim, observar o que os números de rotatividade querem dizer.

Além disso, um índice alto de turnover envolve gastos com novos processos de recrutamento, seleção e treinamentos, comprometendo as finanças da empresa.

  • Gastos com novas contratações e processos de seleção.
  • Despesas trabalhistas de desligamento e contratação de funcionários.
  • Gastos com treinamento e capacitação de colaboradores que ingressam na empresa.
  • Custos indiretos decorrentes da saída de alguns funcionários, como ações e participações, no caso de executivos, carteiras de clientes. No caso de profissionais de vendas e até mesmo bons recursos e ativos (em empresas que utilizam preceitos de BYOD, ou Bring Your Own Device)

Motivos para um alto Turnover

Existem diversas razões para uma empresa ter alta rotatividade. Que vão variar por aspectos internos de cada negócios, até mesmo a aspectos externos como a econômia do país e do setor.

Abaixo apresento alguns possíveis motivos para um elevado turnover:

  • Insatisfação com salário
  • Insatisfação com benefícios
  • Problemas entre liderança e liderados
  • Clima organizacional ruim
  • Setor de atuação da com fragilidade econômica

Desta maneira, cabe aos gestores identificar o que está acontecendo. E principalmente, como resolver a situação.

Como medir o turnover na sua empresa?

Dentro de todos esses contextos, como medir o índice de turnover de sua empresa? Quais são as estratégias que a organização deve utilizar para diminuí-lo?

Antes de tudo, é preciso entender que cada caso é um caso, porém, existem algumas formas de fazer esse cálculo.

Para medir o turnover, é preciso considerar quantos funcionários foram admitidos e quantos foram demitidos pela empresa. Relacionando sempre esse número com o total de colaboradores da corporação

Depois disso, é preciso somar as entradas e saídas e dividir por dois. O resultado, por sua vez, será dividido pelo número total de colaboradores da organização. A partir daí, é necessário multiplicar o valor por 100 para chegar à porcentagem.

O ideal é que esse índice esteja abaixo de 5% e se a taxa da empresa ultrapassar este número, chegou a hora de analisar o que está errado e mudar alguns processos do negócio.

Vale ressaltar que essa não é uma regra, é interessante pesquisar como está o turnover dos concorrentes, por exemplo.

Uma organização saudável geralmente apresenta um baixo volume de rotatividade de funcionários e o esperado é que o número de contratações cresça, enquanto o de desligamentos diminua.

Após entender como medir o índice de turnover, você provavelmente deve estar se perguntando: como diminuí-lo?

Para isso, é preciso fazer uma pesquisa nas causas que estão levando às altas demissões, considerando tanto as diretas quanto as indiretas.

Diminuição de turnover: estratégias

Para reduzir a rotatividade de colaboradores de uma empresa, podem ser adotadas pelos gestores algumas estratégias. São elas:

Aprimoramento do processo seletivo

A medida em que o processo seletivo se torna mais criterioso, torna-se possível contratar profissionais realmente qualificados. Além disso, é possível buscar funcionários que tenham perfil ideal para o negócio.

Algumas dicas para otimizar esse processo: apostar em soluções que automatizam a filtragem de candidatos e os avaliam por meio de ferramentas como a análise do perfil comportamental.

Terceirizar o processo seletivo com uma empresa de recursos humanos competentes também pode ser uma excelente saída.

Desenvolvimento e incentivo do plano de carreira

O plano de carreira, além de diminuir a rotatividade, é uma excelente oportunidade de crescimento para os funcionários.

Ele deve ser feito com base em um bom planejamento que leve em conta tanto os interesses da empresa quanto os objetivos profissionais do colaborador.

Trata-se de uma boa estratégia para que o profissional perceba o valor que tem para a organização. Desta forma, será possível sentir-se cada vez mais motivado a conquistar melhores resultados para a empresa.

Investimento em treinamento

Para diminuir o turnover, outra boa estratégia é o investimento em capacitação técnica e comportamental. Isso porque potencializa a produtividade e a qualidade do profissional.

Quanto mais a organização oferece repertório para que o colaborador desenvolva o seu trabalho, maiores são os bons resultados.

Cria-se uma relação muito positiva!

Oferta de benefícios

A satisfação do colaborador não está apenas em salários atrativos.

Para que ele se sinta valorizado e queria permanecer na empresa, também é imprescindível a oferta de outros tipos de benefícios.

Esses benefícios podem ser tanto a flexibilização do horário de trabalho, como parcerias com instituições que favoreçam sua qualidade de vida.

Benefícios podem surgir das mais diversas formas, tem empresas que permitem que os pets dos colaboradores fiquem no escritório.

Importante ressaltar que existem alguns benefícios comuns nas empresas que são essenciais, são estes:

Investimento em um ambiente de trabalho agradável

Uma forma de aliviar a rotina de trabalho intensa é investir em um local de trabalho agradável, confortável e com boas condições para a execução das tarefas. Equipamentos em bom funcionamento, boas condições de limpeza higiene e segurança influenciam diretamente na forma como o colaborador percebe o ambiente de trabalho.

Cultura de feedback

A cultura de feedback é essencial para todas as empresas e ela deve ser implantada e incentivada constantemente. Isso porque este retorno dado pelos gestores possibilita que o funcionário consiga enxergar os pontos positivos e negativos do seu trabalho.

Assim, será possível buscar o aprimoramento na execução das tarefas. O Feedback diminui o Turnover porque alinha expectativas entre empresa e colaborador.

Clique no link e saiba como aplicar a melhor avaliação de desempenho.

Gostou dessas dicas de como diminuir o turnover na sua empresa? Então confira 5 benefícios para uma empresa reter e conquistar colaboradores!

plugins premium WordPress
Rolar para cima
Plano de Saúde

Faça uma Cotação de Plano de Saúde