Saiba como tratar a cárie nos dentes

Saiba como tratar a cárie nos dentes

Entre mitos e verdades sobre a cárie nos dentes, o que não podemos deixar de acreditar, é que quando não tratado, esse problema pode causar grandes problemas a sua saúde bucal. 

 

Saiba neste artigo, as principais informações a respeito da cárie, seu tratamento e sua prevenção. 

 

O que é Cárie? 

A Cárie é um agrupamento de bactérias que juntas formam uma placa e se situam nos dentes. Essas bactérias se alimentam de resto de alimentos e principalmente açúcar. 

 

O agravante dessas placas de bactéria no dente se dá, quando elas passam a produzir um ácido totalmente nocivo para a saúde dentária. 

Isso porque essa substância é capaz de corroer o dente causando outras complicações como o apodrecimento do dente e consequentemente outros problemas bucais como dor de dente e mau hálito.  

Como identificar uma cárie? 

Uma cárie pode ser facilmente identificada, geralmente o dente infectado apresenta um pequeno boraco, ponto ou mancha. 

Complicações causadas pela cárie 

A cárie é considerada uma das grandes vilãs entre os problemas bucais e isso não é à toa. 

Entre os sintoma e agravantes dessa bactéria em contato com o dente, podemos destacar: 

 

 

  • Aumento de sensibilidade 
  • Deformação dos dentes
  • Enfraquecimento dos dentes
  • Problemas de digestão (por consequência da pouca mastigação)
  • Infecção na polpa do dente
  • Sangramento

 

 

Açúcar, o grande vilão responsável pela cárie

Embora essa seja uma complicação causada por uma bactéria (Streptococcus mutans), o grande responsável pela aparição de cáries nos dentes é o açúcar.

As bactérias Streptococcus mutans estão presente na boca de todas as pessoas, porém, o açúcar contido nos alimentos, que quando ingeridos por esses micro-organismos produzem o ácido responsável pelo enfraquecimento dos dentes. 

 

Como se prevenir das cáries? 

Para se manter livre das cáries, é preciso que você cultive o hábito de escovar os dentes em média 3 vezes ao dia, utilize fio dental e mantenha uma alimentação com menos açúcar. 

Entretanto, apenas manter a higiene bucal pode não ser suficiente para se manter livre dessa doença. Ir com frequência ao dentista é muito importante, não só para a prevenção das cáries quanto para se manter livre outras doenças como gengivite e a incômoda dor de dente. 

 

Como tratar as cáries? 

O processo de remoção de uma cárie é feita por meio de um procedimento conhecido como obturação. Onde o dentista retira totalmente a parte do dente que está infectada pela doença. Após a retirada da cárie, o local é preenchido novamente por uma camada de resina. 

 

Assim, o dente infectado estará livre da cárie bem como, preservado. 

 

Gostou do artigo? 

 

Busca um Plano Odontológico? Conheça a Anubis Corretora 

Cuidar da saúde bucal também faz parte importante da nossa preocupação com a qualidade de vida. Evitar dores e incômodos é fundamental para aproveitarmos nosso dia a dia. 

Por isso, conte com os melhores planos odontológicos do Brasil para proteger você e a sua Família. 

Anúbis Corretora é uma empresa que atua a mais de 15 anos auxiliando seus clientes a encontrar o melhor em soluções para pessoas e empresas. Temos soluções em Planos de saúde, odontológicos, Seguro Auto, Seguros de vida, Previdência Privada e muito mais

 

Fale com um de nossos especialistas e cote o seu Plano Odontológico.

 

Aguardamos o seu contato!