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Cotação de Seguros: tudo o que você precisa saber

O conceito de cotação de seguros está ligado diretamente às diferenças entre corretora e seguradora.

Mas como?

Enquanto a seguradora oferece o produto e é responsável por indenizar o segurado se alguma eventualidade ocorrer, a corretora comercializa esse serviço e faz cumprir o que está determinado na apólice (o contrato).

É por isso que, na hora de contratar o seguro, o cliente deve ir a uma corretora, pois é ela que servirá de intermediadora dos serviços entre ele e a seguradora.

Logo, podemos dizer que cotar seguro significa se informar sobre as condições do contrato e buscar o serviço que se ajuste adequadamente às demandas de cada um.

Como funciona a cotação de seguros?

Em uma cotação de seguros, a corretora dá orientações sobre valores, prazos, apólices e tenta encontrar as melhores soluções para a demanda do cliente, por meio de um corretor.

Sendo assim este processo pode variar de acordo com cada seguradora, que possuem a liberdade de determinar valores.

Isso quer dizer que cada seguradora possui suas próprias estatísticas de risco e um tipo de órgão financeiro que calcula seus aumentos e valores. Assim um corretor especializado é o melhor caminho para se obter a cotação de seguro.

Por que se fazer uma cotação de seguros?

Toda apólice de seguro possui diversos termos e cláusulas que podem ser difíceis para uma pessoa leiga entender – e não é nem um pouco inteligente pagar por um serviço sem ao menos saber do que ele se trata, certo?

A cotação de seguros é a melhor maneira de evitar esse tipo de dor de cabeça, já que ela deixa todos os detalhes, valores e coberturas da franquia bem claros para o cliente interessado em contratar determinado tipo de seguro.

Logo, ainda que o seguro cotado esteja com um valor mais baixo em uma corretora do que em outra, é fundamental analisar se ambas oferecem o suporte adequado ao segurado.

Se isso não acontecer, o barato poderá sair caro e o cliente pode ter prejuízos no futuro.

O que acontece é que, em grande parte das vezes, as maiores diferenças de preço estão relacionadas a coberturas diversas, limites segurados menores, franquias maiores ou limitações de produtos e serviços.

Para fazer a melhor escolha, é preciso levar em consideração algumas perguntas na hora de fazer a cotação de seguro. Confira:

  • Qual é a cobertura do seguro?

Você mora em uma cidade perigosa? Se a resposta for positiva, talvez você precise de um seguro para o seu smartphone ou para o seu automóvel, por exemplo.

Essa ilustração é para explicar que a cobertura é o que garante proteção da seguradora contra o perigo de determinado incidente.

Por isso, é importante saber quais são os tipos de riscos dos quais você precisará estar protegido, para que você não tenha aborrecimentos na hora em que precisar do seguro.

  • Como funciona a franquia?

O valor que o segurado terá de arcar, em caso de sinistro, é chamado de franquia. Existem três tipos de franquia: normal, reduzida ou ampliada.

Na franquia reduzida, você costuma pagar uma taxa menor para acionar a seguradora, mas o valor do seguro tende a ser maior.

Já na ampliada, o valor do seguro é mais barato e a franquia é maior se precisar usá-lo.

A normal, por sua vez, é o meio do caminho entre as duas.

Na hora da cotação, compare os preços oferecidos pelas corretoras com o mesmo tipo de franquia. Assim, será possível saber qual cabe no seu bolso e atende às suas necessidades.

  • Quais são os termos do contrato?

Nunca assine nenhum contrato sem antes lê-lo cuidadosamente e observar com calma todas as suas cláusulas. O contrato é o objeto ao qual você precisará recorrer caso a seguradora se recuse a pagar alguma indenização ou prestar algum serviço.

Por isso, ainda que o corretor explique claramente todos os detalhes do seguro, não abra mão da leitura cuidadosa.

  • A corretora tem boa reputação?

Depois de fazer a cotação de seguros, chegou a hora de conferir as referências da empresa. Para isso, é importante ir atrás de saber qual a reputação dela com outros clientes e se ela conta com profissionais bem preparados para orientá-lo.

Desse modo, empresas que possuem uma cartela de clientes fiéis e credibilidade transmitem segurança para os segurados e garantem que eles não tenham aborrecimentos.

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