Enfermaria ou Apartamento? Qual o melhor custo-benefício?

Enfermaria ou Apartamento? Qual o melhor custo-benefício?

Quando adquirimos um plano de saúde, temos de escolher a acomodação nos hospitais, enfermaria ou apartamento. Cada opção tem suas vantagens e desvantagens, continue lendo o artigo e saiba tudo sobre o assunto.

Ao comprar um plano de saúde, é necessário tomar uma série de decisões, como por exemplo: qual será a operadora escolhida? o plano terá ou não terá coparticipação?

Todos estes são questionamentos importantes e que vão influenciar diretamente na qualidade do produto escolhido. Consequentemente afeta a experiência ao utilizar serviços médico-hospitalares.

Com a acomodação em planos de saúde não é diferente. Neste caso, você tem que escolher entre enfermaria ou apartamento.

Primeiro vamos entender, o que significa essa tal acomodação, depois como funciona cada uma das opções e por último compará-las.

O que é Acomodação em Planos de Saúde?

Ir a um hospital geralmente não está relacionado a um motivo legal, geralmente é por conta de alguma doença ou problema de saúde. Entretanto, para estarmos bem, é necessário nos tratar e nos curarmos, não é verdade?

Quando você é internado em um hospital, você pode ficar em uma enfermaria ou em um apartamento, este local é a acomodação.

Vantagens e desvantagens – Enfermaria

A enfermaria é a acomodação que o paciente internado divide o espaço com outros pacientes, ou seja, a pessoa fica internada em um quarto coletivo.

Para enfermaria, os acompanhantes possuem horários menos flexíveis de acesso, isso porque a privacidade das outras pessoas que estão dividindo o quarto deve ser respeitada.

Por outro lado, o plano de saúde fica mais barato com a opção enfermaria.

Vantagens e desvantagens – Apartamento

Já o apartamento é a acomodação em que o paciente internado fica em um quarto privativo. Este tipo de acomodação gera uma maior privacidade ao paciente. Mas, vale ressaltar, que esta é a opção mais cara.

Qual a melhor opção, enfermaria ou apartamento?

Isso é algo que depende da sua situação. A acomodação em apartamento oferece uma maior privacidade, por outro lado, o cliente deve pagar um preço mais elevado por isso.

Então, temos que cada opção tem suas vantagens, escolher a confecção do plano de saúde é uma tarefa complexa. Por isso requer a ajuda de um especialista no assunto.

Se você estiver com uma situação financeira confortável, pode valer a pena ter um plano em apartamento. Se quiser economizar, o caminho é a enfermaria.

Não conheço nenhum estudo que prove que existe alguma diferença entre a probabilidade de cura ou diferença em números de infecção hospitalar em enfermaria ou apartamento.

Eu acredito que existem alguns pontos que podem ter um peso maior nessa tomada de decisão, são estes:

  • Rede credenciada: antes de pensar em enfermaria ou apartamento, você já pensou qual o hospital você quer ir quando precisar? será que esse hospital é aceito pelo plano escolhido?
  • Coparticipação: você prefere um plano com ou sem coparticipação? Já fez uma análise para ver qual vale mais a pena?
  • Já analisou as carências, será que vai ter que cumprir carências ou será possível fazer uma portabilidade?
  • Você já sabe o tipo de plano que será contratado? Individual, Empresarial ou por Adesão?

Esteja ciente de que todas as decisões referentes às características do produto, vão afetar no preço do plano de saúde.

Melhores Planos de Saúde

Além da acomodação, é importante que você tenha um plano de qualidade, poder ser assistido em bons hospitais.

Segue abaixo breve lista com melhores planos que você pode adquirir:

É normal que as operadoras trabalhem com as duas opções de acomodação, tanto em Enfermaria, quanto Apartamento. A Hapvida trabalha desta forma, por exemplo.

Caso queria saber tudo sobre os Melhores Planos de Saúde, clique aqui!

A escolha de um plano de saúde ideal é influenciada por uma série de variáveis, cada uma com a sua importância. A Anubis Corretora de Seguros é especialista em Planos de Saúde e está pronta para te ajudar com um diagnóstico gratuito.

Fale com um especialista!