Entenda os benefícios odontológicos para empresas

Entenda os benefícios odontológicos para empresas

Cada vez mais as pessoas têm se preocupado com a saúde, investindo em alimentação saudável, exercícios e agora, a saúde bucal também. 

Há um tempo atrás os diretores e gestores das empresas não consideravam a contratação de benefícios para seus funcionários, pois não era visto como vantagem. 

Mas atualmente o mercado tem se mostrado cada vez mais competitivo, não apenas em relação ao segmento, clientes e espaço, como também sobre seus funcionários.

Quem irá oferecer as melhores condições de trabalho, beneficios, equipe, treinamentos, ambiente de crescimento e plano de carreira? Todos esses pontos têm sido analisados e exigidos pelos colaboradores.

Afinal, é muito importante fazer parte de uma equipe que proporcione boas condições trabalhistas e que motivem seus profissionais. 

Uma boa maneira para fazer isso, é oferecendo benefícios que complementam a renda. Existem os que já são obrigatórios por lei, então o interessante é que as empresas se disponham a oferecer outras vantagens para seus funcionários. 

Hoje, tão importante quanto a saúde geral é a saúde bucal, o conjunto é essencial para o bem-estar e segurança, sendo os convênios de plano de saúde e de plano de saúde dentário, alguns dos benefícios mais valorizados. 

Por que contratar um plano odontológico empresarial?

Os benefícios empresariais são investimentos para a satisfação dos funcionários, além de melhorar a qualidade de vida, também incentivam a produção e eficiência do trabalho.

Isso porque um funcionário feliz, com sentimento de pertencimento e valorização da sua empresa, produz mais e melhor.

Além disso, quando a saúde da equipe é cuidada com responsabilidade e com a devida atenção e condição, existe uma grande redução de faltas, atestados e licenças. Ou seja, engana-se quem ainda pensa que o convênio odontológico empresarial é vantajoso apenas para os funcionários. 

É preciso contar com estratégias para envolver o seu público interno, sem contar que os colaboradores são a cara da empresa, então não pode deixar de lado o cuidado com o sorriso que reflete sua marca. 

Pense que o plano odontológico é o curinga para suas estratégias, porque além de agradar a grande maioria, ainda não é um benefício muito abordado entre as empresas e garante diversos benefícios, como:

Custo benefício

Um grande diferencial para as empresas referente ao convênio odontológico é que comparado com os demais benefícios, principalmente o plano de saúde, ele tem um custo muito baixo.

São tão acessíveis que algumas empresas optam por cobrir o custo integral, deixando o benefício ainda mais interessante.

Produtividade e satisfação

Como já foi dito, um funcionário feliz produz mais e melhor. Ao mostrar preocupação e cuidado com seus funcionários, consequentemente faz com que ele se sinta mais valorizado e com maior prazer em trabalhar e alcançar suas metas.

Imagem da empresa

Ainda pensando nas consequências pelo cuidado da saúde de seus colaboradores e seus familiares, um funcionário feliz fala bem da empresa para os demais, deixando-a bem vista.

Sem contar que se você pesquisar por “plano odontológico pessoa física” ou se precisar dos serviços dentários sem um convênio, verá que o valor para esses serviços são altos.

Então a empresa, fornecendo esse benefício, estará indiretamente auxiliando na renda familiar do trabalhador, uma vez que, os tratamentos de qualidade não cabem no orçamento e não são planejados. 

Desconto no Imposto de Renda

A empresa pode abater o valor gasto com o pagamento do plano odontológico empresarial de seus funcionários, permitindo que a organização economize na hora de fazer a declaração dos impostos. 

Diferencial competitivo

Como ainda não é um dos benefícios mais aplicados entre as empresas, esse é um ponto alto no momento do comparação do colaborador, ajudando a diminuir a rotatividade dos funcionários e também no momento de contratação.

Isso porque, segundo a Agência Nacional de Saúde Complementar, apenas 10% da população possui plano odontológico. 

Como fazer essa contratação? 

As operadoras dos planos odontológicos precisam seguir as instruções da Agência Nacional de Saúde Complementar, é ela que determina as coberturas para cada tipo de plano empresarial. 

Existem diversos tipos de contratos que a empresa pode fechar, de acordo com a escolha dos funcionários, porém existem alguns serviços principais que geralmente estão em todos eles, são:

  • Consultas;
  • Atendimento de urgência;
  • Radiologia;
  • Ações de prevenção de doenças bucais;
  • Restaurações;
  • Cirurgias simples;
  • Aplicação de flúor e selante.

Como é função do funcionário escolher o plano que mais lhe agrada, fica a critério dele escolher os mais elaborados que cubra, por exemplo: implantes ou aparelhos ortodônticos.

Existem duas modalidades que as empresas podem optar:

  1. Compulsória: todos os colaboradores obrigatoriamente são inclusos e geralmente é pago integralmente pela empresa.
  2. Facultativa: permite a escolha do funcionário de aderir o plano ou não, o custo pode ser pago pela empresa integralmente ou parcialmente, com desconto na folha de pagamento. 

Antes de realizar a contratação de um plano, a empresa precisa se certificar que a seguradora que irá prestar os serviços é eficaz e o que será oferecido, para garantir que sua equipe terá um atendimento de qualidade e seguro.

Garantindo assim, que o investimento beneficie a empresa e também seus funcionários, mantendo-os satisfeitos, valorizados, produtivos e claro, com um lindo e saudável sorriso no rosto!

Conteúdo produzido por Giulia Vaz, redatora na empresa Ideal Odonto