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Funcionário: O melhor recurso que uma empresa tem para alavancar seu negócio

É assustador! Em uma pesquisa sobre o colaborador, apenas 40% dos funcionários, dizem conhecer os objetivos, estratégias e táticas das empresas onde trabalham, de acordo com o site Upworthy.

Entenda a importância de ter funcionários felizes e motivados nas organizações. 

Colaboradores motivados transmitem uma melhor experiência para os clientes e trazem como resultado: o sucesso da empresa.

Confira nos próximos parágrafos algumas dicas para te ajudar a ter funcionários felizes e os melhores resultados. 

Ouça o que o colaborador tem têm a dizer! 

Você já realizou algum tipo de pesquisa na empresa em que trabalha? Ou procurou saber o que os funcionários acham das estratégias empresariais, para saber qual o entendimento de seus empregados sobre elas?

Comece perguntando: “Você indicaria a nossa empresa para familiares e amigos trabalharem?” Use uma escala de 1 a 10 para mensurar os resultados.

Resultados de 1 a 6 (não indicaria);

Resultados de 7 a 8 (neutros);

Resultados de 9 a 10 (com certeza indicaria).

Essa é uma forma de identificar funcionários engajados, funcionários que podem ser desenvolvidos e funcionários que precisam ser substituídos.

É perceptível que os seus funcionários são os seus maiores promotores. Por isso, saiba que a qualidade dos serviços que os funcionários fornecem uns aos outros, dentro da empresa, é fundamental para o serviço que é oferecido externamente.

Agora que você já entendeu a importância do funcionário na sua empresa, continue a leitura do artigo e fique sabendo também sobre:

  • Funcionário: significado;
  • Perfil de funcionários;
  • Colaborador: significado;
  • Diferença entre colaborador e funcionário;
  • Como transformar funcionário em colaborador.

O que significa ser funcionário?

“O único lugar onde sucesso vem antes do trabalho é no dicionário”. Albert Einstein.

O trabalho faz parte do processo de desenvolvimento do ser humano. Estar empregado ou trabalhando é exercer uma função permanente em uma empresa pública ou privada, ou seja, é o significado de ser funcionário ou empregado.

Existem várias formas de se trabalhar. Uma delas é sendo um contratado. Neste formato ele também exerce uma função, contudo por tempo determinado, regido por um contrato específico de prestador de serviço.

Os papéis e responsabilidades que se pode desempenhar em uma empresa, irá determinar o plano de carreira de cada funcionário, os cargos a serem galgados serão definidos de acordo com o desempenho pessoal, conhecimento,  habilidades específicas de cada um e finalmente pelo seu perfil de funcionário.

Perfis de funcionários

Os funcionários podem apresentar perfis distintos, abaixo relacionamos alguns exemplos:

  • Perfil Planejador;

Pessoa estável, paciente, focada, possui ritmo constante e alto grau de conservadorismo. Não funciona muito bem em ambientes de pressão, pequena capacidade de improviso.

  • Perfil Comunicador;

Pessoa comunicativa e geralmente dotada de carisma e poder de persuasão. Mostra-se sempre entusiasmado com projetos e novidades, tende a ser muito otimista e relaciona-se com facilidade.

  • Perfil Executor;

Pessoa dotada de extrema autoconfiança, esse tipo de profissional é dominante e, em casos extremos, pode ser autoritário e ditatorial. Aceita e se dá bem com desafios e dificuldades, possui senso de competitividade extremo e costuma ser corajoso em suas posturas e ao defender seus pontos de vista

  • Perfil Analista;

Pessoa detalhista e meticulosa, o analista é organizada, responsável e altamente conservadora, sendo hábil ao controlar processos e rotinas repetitivas.

  • Perfil Procrastinador;

Pessoa que adia entregas, são 5 tipos de procrastinadores:

  1. Perfeccionista
  2. Impostor
  3. Medroso
  4. Sobrecarregado
  5. Feliz
  • Perfil Explosivo;
  • Perfil Competitivo.

Ninguém é 100% um perfil, existe predominância de um perfil que pode ser identificado através de testes.

A sua empresa sabe identificar o melhor perfil de funcionário para o seu negócio? O blog do Sebrae  têm um artigo sobre o melhor perfil de colaborar, que aborda mais sobre o assunto.

É claro que o papel do RH de uma empresa é desenvolver, manter e contratar talentos recomendamos que você leia mais sobre RH Estratégico.

Mas o que significa ser um bom funcionário?

Agora que você conhece os perfis dos seus colaboradores, entenda essas doze dicas, para que você possa confirmar melhor o que significa ser um bom funcionário:

  1. Não precisa ser o mais inteligente e sim estar engajado, estar preocupado com o sucesso do cliente, do colega, do chefe, da empresa.
  2. Precisa querer contribuir com ideias, melhoria de processos, em decisões, querer ensinar e aprender com a equipe que está inserido.
  3. Ser solícito, estar disponível, para o cliente e seus colegas de trabalho.
  4. Faz a diferença quando emite opiniões construtivas.
  5. Aquele que tem orgulho de carregar seu “crachá no pescoço”.
  6. Tem foco, inicia e termina suas tarefas com atenção aos detalhes.
  7. Aquele que se sente confortável no seu ambiente de trabalho.
  8. A sua maior preocupação não é a hora de ir embora.
  9. Gosta de ter princípios ética e propósito.
  10. Respeita seu ambiente de trabalho, zela pela organização, pela limpeza, pela sua aparência e respeita seus colegas de trabalho.
  11. Estar disposto a construir seu substituto.
  12. Finalmente ele precisa está sempre disposto a ser um colaborador mesmo que a tarefa não seja sua responsabilidade.

Saiba que empresas modernas estão preferindo a nomenclatura “Colaborador” para se referirem aos seus funcionários. Elas acreditam que a nomenclatura traz um “status” diferenciado ao trabalhador, o que nos leva ao significado de colaborador e a diferença entre funcionário e colaborador.

Mas então, o que é ser um colaborador?

Ser um colaborador significa, na forma literal, colaborar. É ser participativo, interativo, criativo, é ter atitude, ir além do que se espera, o colaborador tende a buscar as informações, gosta de auxiliar seus companheiros, é comprometido com o processo e não com a tarefa, participa verdadeiramente nas questões da empresa.

Com isso cada vez mais as empresas estão usando a terminologia colaborador, para que haja um melhor engajamento de seus empregados. A palavra soa de forma mais agradável, transmitindo uma impressão de relacionamento de troca entre as partes.

Ajuda o trabalhador a se sentir acolhido, confiante, trabalha a motivação do indivíduo e as empresas se inserem nos parâmetros fixados pelo mercado.

Será que realmente existe diferença entre funcionário e colaborador, de fato é possível conceituar uma diferença somente alterando a nomenclatura, ou será que trata-se mais de postura pessoal de cada um?

Como um funcionário se diferencia de um colaborador? 

Para muitas pessoas, se trata do mesmo significado, mas nos próximos parágrafos vamos buscar esclarecer tudo pra você.

Funcionário:

O funcionário ou colaborador é aquela pessoa que foi contratada para fazer determinado serviço, e de fato, o faz. Porém, a depender da sua atitude pessoal, pode se limitar, não se esforçar, não desejar ir além, não querer auxiliar companheiros, não querer ficar até mais tarde quando é preciso. Ou seja,: “Fui contratado para fazer somente isso”.

Logo, este comportamento consciente ou não, irá caracterizar a diferença entre uma pessoa contratada para executar tarefas de outra contratada para colaborar.

Nessa diferença entre os dois comportamentos, obviamente que uma parcela da culpa é da própria pessoa, como ela vê o seu trabalho? Ele significa somente o sustento, há julgamentos como: “exerce o trabalho apenas para poder comer” ou “o trabalho é um mal necessário”, ou ainda “só tolera o trabalho porque é uma convenção social”.

Muitas vezes não tem interesse, não quer se desenvolver, e esta postura acabou se convencionando como a postura de um funcionário. Mas não podemos deixar de mencionar aqui os casos onde as empresas “por modismo” gostam de pregar ao mercado que possuem colaboradores, mas quando na realidade, internamente os tratam como funcionários.

Colaborador:

O Colaborador dá significado a suas tarefas, impõe um ritmo pessoal de importância no que realiza, no servir ao cliente e aos seus colegas de trabalho.

O trabalho, seja qual for, para ser fonte de realização, não deve ter como fim único uma remuneração.

Desse modo, o salário é a consequência natural de um bom desempenho, mas empobrece o espírito se for um fim em si mesmo. Para tanto é preciso encontrar o verdadeiro sentido do trabalho para se tornar um funcionário colaborador.

Como você pode notar é mais uma questão de postura do que nomenclatura. Dessa forma, aqui também você identifica claramente importância do papel do RH em uma empresa, na identificação das posturas inadequadas, na orientação e desenvolvimento dos talentos.

Vale a pena transformar seu empregado em Colaborador?

Depende. Primeiramente, trata-se de uma mudança que tem que ser motivada pelo desejo do funcionário em querer mudar os seus resultados, suas crenças e pensamentos, que determinam o seu atual comportamento.

É papel do RH oferecer ferramentas e apoio no desenvolvimento do colaborador e, aliado a sua vontade, o empregado pode conseguir reprogramar seu comportamento. Com isso, ele poderá desempenhar melhor suas atividades.

Sendo assim, construir novos comportamentos é uma das formas com que a empresa pode trabalhar sua cultura organizacional. Para mensurar essa mudança no perfil comportamental, é utilizado ferramentas de avaliação de desempenho e Feedback.

Existem no mercado muitas ferramentas que, através das respostas objetivas, podem traçar um perfil do seu funcionário e destacar pontos fracos e pontos fortes, bem como direcionar a melhor forma de liderá-lo.

 Uma Dica valiosa! 

Como você pode ver o sucesso das organizações está diretamente relacionada aos recursos humanos, que elas possuem, das suas experiências de sucesso proporcionadas pelos funcionário aos seus clientes.

Empresas cada vez mais humanizadas, independente do seu porte, com funcionários motivados, adequados às suas funções, proporcionam lucros reais e saudáveis.

Sendo assim, o funcionário é um dos principais recursos de uma empresa, pois exige das organizações um importante investimento de energia e tempo para seu desenvolvimento. Ele precisa estar motivado tanto nas suas realizações pessoais ou necessidades financeiras.

Hoje, é inquestionável o importante espaço que o trabalho ocupa na vida dos indivíduos. A motivação para enfrentar os desafios que sempre encontraremos em nosso trabalho está muito relacionada com o sentido que a profissão que escolhemos e o ato em si de trabalhar significa para cada funcionário ou colaborador. 

Agora que você já sabe o que é ser um funcionário, quais são seus perfis e a importância do mesmo na sua empresa, que tal pensar em quais os tipos de benefícios você pode oferecer melhorar a produtividade e motivá-los da melhor forma? 

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