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Indicadores de RH: por que utilizar e como mensurar os resultados do setor

Certamente você já deve ter ouvido falar sobre a importância de ter indicadores e métricas para acompanhar os resultados do seu trabalho. No setor de Recursos Humanos não é diferente!

Neste artigo, você vai entender quais são os principais indicadores de RH e a sua importância dentro do negócio.

Muita gente que trabalha com Recursos Humanos tem dúvidas sobre como metrificar o seu trabalho e traçar objetivos futuros. De uma maneira geral, esses profissionais querem enxergar no seu trabalho um RH mais estratégico.

Para isso, entender primeiro o que são indicadores e por que são utilizados deve ser prioridade aqui neste artigo – mas não se preocupe, é bem simples.

Sendo bem direto, indicadores podem ser entendidos como meios de acompanhar os resultados de um trabalho que está sendo realizado.

A partir desses indicadores, será possível observar se os esforços realizados estão trazendo resultados satisfatórios e se será necessário mudar os objetivos e causas. Os indicadores são grande aliados das decisões estratégicas.

Se a sua empresa está com turnover elevado, esse indicador poderá significar que a empresa não está sendo um lugar de trabalho muito satisfatório para se trabalhar.

O indicador de Turnover, por exemplo, pode indicar falhas no processo de recrutamento e seleção. Vale a pena buscar a fundo.

Vamos conhecer melhor os indicadores que costumam ser trabalhados no setor de Recursos Humanos. Continue e saiba mais a respeito do seguintes tópicos:

  • Importância do uso de Indicadores
  • Principais Indicadores de RH
  • Quais Indicadores de RH devo usar na minha empresa?
  • Quando devo escolher as métricas que utilizarei para o Setor de RH?
  • Como mensurar os Resultados do RH

Importância do uso de Indicadores

O uso de indicadores é muito importante na gestão empresarial, pois embasa o gestor na análise de desempenho desde o âmbito geral e até em questões mais específicas.

Isso possibilita que o gestor seja mais assertivo nas escolhas e em cada tomada de decisão.

Os indicadores também possibilitam que o profissional de RH esteja mais embasado ao dar feedbacks aos colaboradores.

Principais Indicadores de RH

1. Turnover ou Rotatividade

O Turnover é o indicador que mede a entrada e saída de funcionários e é muito importante para avaliar a capacidade de reter talentos da sua empresa.

Assim, se a sua empresa mantém os mesmos funcionários por muito tempo, é sinal de que é um bom local para se trabalhar. Desta forma, é possível que os funcionários estejam satisfeitos com algumas coisas da sua empresa, podendo ser comportamental ou condições de salário.

2. Produtividade dos funcionários

Aliado ao indicador de rotatividade, esse é um item muito importante a se trabalhar.

As empresas na atualidade devem buscar a melhor relação entre produtividade e satisfação dos colaboradores, trabalhando sempre em equilíbrio.

Não adianta você ter na sua empresa funcionários antigos, mas que estão com baixa produtividade. Ou uma alta rotatividade com colaboradores produzindo como robôs.

Cabe às empresas e ao RH encontrar o ponto de equilíbrio entre produtividade e satisfação dos colaboradores. E assim, gerar boas condições de futuro para a corporação.

3. Horas extras

Avaliar a alocação de recursos para realização das atividades da empresa é uma atividade muito importante.

Analisar a quantidade de horas extras que estão sendo utilizadas pode dar insumos para uma contratação de um colaborador em um setor específico ou até mesmo avaliar o rendimento de um determinado funcionário que pode estar tendo dificuldade para realizar suas atividades.

Horas extras podem ser normais e acontecer em um determinado período, mas se houver recorrência, vale a pena checar com detalhes o que está acontecendo e por isso a importância desse indicador.

4. Absenteísmo ou Faltas

Ver a quantidade de faltas que os seus colaboradores estão tendo é essencial no trabalho de qualquer RH. Porque uma alta taxa de absenteísmo pode revelar desde o engajamento até problemas de saúde dos seus colaboradores.

Assim, é um indicador importante e que pode revelar sérios problemas dentro da sua empresa.

O ideal é que tudo esteja sempre em equilíbrio.

5. Investimentos em treinamento e Retorno sobre os investimentos

Esse é com certeza um dos indicadores mais importantes e que causam mais dúvidas no setor de Recursos Humanos. Em uma sociedade com constantes avanços tecnológicos, as empresas buscam constantemente em seus colaboradores inovação e melhoria de processos. Mas como alcançar inovação e melhorias sem investir no capital intelectual da equipe?

Para que os funcionários possam pensar fora da caixa e trazer melhorias para a instituição, é necessário que eles tenham cultura e conhecimento. A partir disso, tem-se a necessidade de investimento em treinamentos. Uma tarefa importante do RH deverá ser batalhar com a diretoria melhores treinamentos para os colaboradores.

Também é necessário medir o retorno sobre os investimentos em treinamentos. Cada treinamento que for realizado deverá ter seus objetivos e retornos estabelecidos, para que se possa medir o que está sendo feito e melhorado.

Quais indicadores de RH devo usar na minha empresa?

Apresentamos alguns indicadores acima que podem ser utilizados por muitas empresas e em diversas ocasiões. Mas as métricas a serem utilizadas devem estar lincadas aos principais objetivos do seu setor, focando nos indicadores que são mais importantes para a empresa em cada momento.

Vamos a um exemplo: se sua empresa não tem problemas com faltas de colaboradores, talvez não valha o esforço metrificar quantas faltas os seus colaboradores estão tendo no ano, pois isso é irrelevante. Já se os colaboradores da sua empresa estão estagnados e desmotivados por estarem exercendo as mesmas funções e atividades há muito tempo, você pode traçar um indicador para medir a evolução dos seus funcionários.

Quando devo escolher os indicadores que utilizarei para o setor de Recursos Humanos?

Um bom momento para identificar os principais indicadores de desempenho é o Planejamento Estratégico.

Porque ao identificar os principais objetivos estratégicos para o ano da sua empresa, você pode fazer uma listagem de dados e indicadores que vão representar como está acontecendo o desenvolvimento do que foi planejado.

Dessa forma, você vai otimizar os seus esforços e guardar os dados que serão de maior relevância no seu negócio.  Passo a passo será possível melhorar como um todo.

Pense sempre no seu negócio. Porque não existe um indicador que seja melhor que outro, o ideal é usar sempre a métrica que seja mais relevante para cada momento da sua empresa.

Como mensurar os resultados do RH?

Agora que você já sabe a importância de usar indicadores, conhece alguns dos principais indicadores de RH, sabe como e quando escolher os indicadores e as métricas que serão utilizados, vamos entender como mensurar os resultados do RH na prática.

1. Definição das métricas, ou dados que acompanhem cada indicador

Esse é um ponto que pega muita gente!

Quando é um indicador como desempenho de vendedores é mais fácil: as métricas podem ser quantidade de produtos vendidos, percentual de fechamento x oportunidades.

Em alguns casos, pode ser mais difícil, como no caso dos treinamentos que são mais intangíveis.

Nestes casos, você poderá utilizar métricas como: quantidade de horas em treinamento no geral, processos automatizados e inovações.

Um exemplo específico: sua equipe teve um treinamento sobre relacionamento com o cliente e a satisfação dos clientes aumentou em 10%. Isso é um sinal de que o treinamento teve um retorno positivo.

Cabe a você, gestor identificar qual será o dado utilizado para avaliação de cada indicador.

2. Salvar os dados e históricos relevantes

Não adianta nada escolher os indicadores que serão utilizados e identificar as métricas, se os dados não forem guardados. Para tanto, você pode usar planilhas para fazer salvar os dados do setor.

No entanto, é imprescindível que se tenha o histórico do que está sendo realizado.

Como você vai saber se a sua equipe está com nível alto de absenteísmo se você não tiver salvo os dados de faltas no trabalho? É impossível!

3. Análise periódica de dados

Também não adianta você ter os dados se não der importância a eles. Por certo, é muito importante destinar um tempo da sua semana ou do seu mês, para fazer uma análise dos dados que estão sendo traçados.

Assim você poderá ter um pleno domínio do que está acontecendo no RH e decerto, poderá antecipar problemas e melhorar a sua gestão.

Muito do que foi apresentado neste artigo, se aplica não somente ao RH. Indicadores devem ser utilizados para acompanhar os rendimentos de toda a empresa. Como já foi dito, além de mostrar se os resultados estão sendo alcançados, os indicadores poderão permitir uma tomada de decisão estratégica mais assertiva e objetiva.

Você sabe a importância dos funcionários para uma empresa? E qual a diferença de um funcionário para um colaborador? Descubra em: Funcionário: O melhor recurso que uma empresa tem para alavancar seu negócio.

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