O que é RH, o que faz e qual a importância para a sua empresa

O que é RH, o que faz e qual a importância para a sua empresa

Independentemente de qual seja a sua função dentro do seu ambiente de trabalho, você já teve algum contato com o setor de Recursos Humanos. Mas será que você sabe o que é RH?

O que ele faz?

Qual a importância do mesmo para a sua empresa?

Para demonstrar a importância desse tema, abordaremos os seguintes tópicos a seguir:

  • O que é e o significado de RH;
  • O que faz e as responsabilidades do RH;
  • Para quê serve o RH
  • Diferença entre DP e RH
  • Dicas de Gestão de Benefícios para RH
  • Importância do RH para a empresa;
  • O que faz um profissional de Recursos Humanos;
  • RH Estratégico.

Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

 

O que realmente é o RH?

RH é a sigla para Recursos Humanos, que também tem o mesmo significado de Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Pessoas ou Administração de Recursos Humanos.

 

Os recursos humanos, em primeira análise, representam todo o conjunto de pessoas de uma empresa que contribuem para o seu funcionamento. A gestão de recursos humanos é desempenhada, por sua vez, pelo departamento pessoal (DP).

O DP é responsável por alinhar os objetivos estratégicos da empresa com as políticas de recursos humanos.

Percebe-se que o setor de RH desenvolve um papel estratégico dentro das organizações. Não se trata de mais um departamento, mas aquele que é essencial para manter a integração entre os profissionais e o ambiente empresarial. Nesse sentido, falaremos a seguir sobre as responsabilidades e o que faz um RH.

 

O que faz um RH e quais são as suas responsabilidades?

A gestão de Recursos Humanos tem por principais responsabilidades, as seguintes:

  • Recrutamento e seleção de pessoas, através da busca por perfis que sejam compatíveis com a vaga disponível na empresa e realizando a sua posterior contratação;
  • Treinamento e desenvolvimento dos funcionários, para que eles possam estar aptos a exercer a função, bem como para atingir os objetivos pessoais e a satisfação profissional;
  • Remuneração e benefícios, sendo responsáveis por administrar a folha de pagamento, servindo de ponte entre a organização e os colaboradores, com relação à gestão de plano de saúde, seguro de vida etc.

Para quê serve o RH?

Além das citadas acima, também são funções do RH planejar ações necessárias para atingir os objetivos da empresa, a partir dos talentos humanos disponíveis, assim como definir plano de carreira, cargos e salários.

 

Outra função refere-se a cuidar de fatores ligados à higiene e segurança no trabalho e, ainda, avaliar o desempenho e gerenciar a qualidade do ambiente organizacional.

 

Diferença entre Departamento Pessoal e Recursos Humanos

O Departamento Pessoal, conforme abordado anteriormente, é o setor responsável por desempenhar a gestão de recursos humanos. Desta forma, suas atividades acabam sendo associadas às questões burocráticas das empresas, como administrar a folha de pagamento.

 

O setor de Recursos Humanos, por sua vez, traz uma visão mais ampla consigo, abrangendo todo o relacionamento entre os profissionais. Na prática, a principal responsabilidade, aqui, é cuidar da valorização dos funcionários.

 

Dicas de Gestão de Benefícios para RH

Uma das funções específicas do setor de RH, conforme citado anteriormente, é a gestão de benefícios. Dentre eles: planos de saúde, planos odontológicos e seguro de vida. E são muitos os desafios que essa tarefa envolve, afinal, estamos falando de questões ligadas à vida e a saúde dos colaboradores.

Por tudo isso, vê-se o quanto esse setor é importante para o alcance dos objetivos da empresa, o aumento dos resultados e para o sucesso dos colaboradores. Adiante, veremos como o RH pode contribuir para a estratégia de negócios.

 

Importância do RH para a empresa

Algumas organizações não dão a devida importância para montar e qualificar um setor de RH. Como resultado, em contrapartida, elas sofrem com problemas como desmotivação dos funcionários. Além disso, má qualidade dos trabalhos e um nível de estresse muito alto na empresa.

Por este motivo, é fundamental investir em um setor Recursos Humanos estruturado, com profissionais qualificados, e ativos.

O que faz um profissional de Recursos Humanos?

Como já dissemos anteriormente, o profissional de RH é responsável por cuidar da valorização do funcionário. Neste sentido, cabe a esse profissional buscar proporcionar e manter o bem-estar da equipe.

Não obstante, é responsabilidade dele também fazer com que as obrigações e direitos trabalhistas dos funcionários estejam sendo respeitados. Isso engloba desde o processo de admissão, até o processo de demissão!

A respeito desse tema, aproveitamos para te perguntar se você sabe a diferença entre funcionário e colaborador? Podemos adiantar aqui que não se trata de uma diferença meramente semântica. Clique aqui e confira o artigo completo sobre o tema.

 

RH Estratégico: Como encontrar os melhores caminhos?

As organizações estão passando por mudanças na forma em que vinham sendo geridas ao longo dos anos. Tudo isso vem afetando o próprio negócio, como as relações com os colaboradores e, por que não dizer, o próprio papel do RH.

Neste sentido, o presente e o futuro requerem cuidado com o negócio. É possível buscar sustentabilidade financeira e social através de pessoas, cultura e um RH estratégico.

Ser estratégico, nesse contexto então, não significa somente ter um discurso atualizado.

Vai muito além, deve-se praticar ações compatíveis com o que se prega. Discurso e prática devem seguir um raciocínio e coerência, portanto.

 

Para encontrar os melhores caminhos, o RH estratégico necessita ser feito por pessoas e para pessoas, em sintonia com o propósito. Esse departamento não deixará a empresa perder o foco, integrando cada um e os deixando em equilíbrio. Por consequência, teremos as metas e os objetivos bem definidos para que cada ação aconteça.

 

Mais dicas para os gestores de pessoas implementarem ações estratégicas, você confere no artigo sobre RH Estratégico, clicando nesse link.

 

O fator chave de sucesso para as organizações do futuro

O Equilíbrio como fator chave de sucesso para as organizações do futuro foi um dos temas da Live com Gelásio, que contou com a participação da empreendedora holística Claudia Lopes. Se você é gestor(a) de pessoas, reserve um tempo para assistir. São minutos de muito conhecimento, que com certeza vão valer a pena! Assista agora!

Conclusão

Não importa o tamanho da sua empresa, diante de todas as responsabilidades citadas que o RH tem, fica claro a importância desse setor para o alcance dos objetivos estratégicos nas organizações.

 

Agora que você já sabe o que é RH, quais são suas funções e a importância do mesmo para o alcance dos objetivos da sua empresa. Conheça bons benefícios para ofertar aos seus colaboradores!

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese