O que EU posso fazer pela Amazônia

O que EU posso fazer pela Amazônia

A situação da Amazônia não é das melhores! O desmatamento da floresta, que sempre teve índices elevados, se superou em 2019 deixando o mundo inteiro em alerta

 

A preservação ambiental é um ponto que toca muita gente e é muito humilde, abordar aqui, que na maioria das vezes nos sentimos como se estivéssemos de mãos atadas. Sem nada a fazer. 

Essa sensação de impotência, além de nos entristecer, nos priva de tomar algumas atitudes que são primordiais para a preservação da floresta amazônica. Mas nós brasileiros, de todos os Estados, podemos fazer, pelo menos um pouco,  pela Amazônia!

 

Neste artigo, seguiremos o seguinte roteiro:

  • O que é a Amazônia – dados sobre a floresta
  • Importância da Amazônia para o mundo
    • A Amazônia é o pulmão do mundo?
  • Causas do desmatamento da floresta
  • 5 Atitudes que posso tomar para salvar a Amazônia

 

Acreditamos que antes de chegar nas atitudes que podem ser tomadas para preservação ambiental, é necessário mostrar o que é a Amazônia. Entender porque essa floresta é tão importante. Até chegarmos nas causas do desmatamento e diante das causas, será possível traçarmos ações. Ações pequenas, mas de grande valor e que podem ser tomadas por qualquer brasileiro, em qualquer parte do país. Vamos lá?!

O que é a Amazônia

A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo e está presente em nove países da América do Sul, sendo a maior parte no Brasil (em torno de 60%). 

Por mais que a Amazônia tenha sua importância econômica para a região, acredito que a maior relevância deste Patrimônio Natural da Humanidade esteja na sua riquíssima biodiversidade.

O que tem o poder de influenciar no equilíbrio ecológico do mundo inteiro.

Dados sobre a floresta

  • A Floresta Amazônica tem uma área de cerca de 5.500.000,00 Km²
  • Esta região possui cerca de 20% de toda a água potável do mundo
  • A Amazônia possui aproximadamente 2.500 espécies de árvores e mais de 30.000 espécies de plantas
  • Cerca de 20% da diversidade de fauna no mundo está na Amazônia, se você levar em consideração que muitas espécies estão ameaçadas de extinção, esse dado é ainda mais relevante.
  • Cerca de 1000 espécies de animais correm risco de extinção

 

Vendo esses dados, é perceptível que não se trata de uma floresta qualquer, não é mesmo?

Importância da Amazônia para o mundo

Vale ressaltar, que a importância desta floresta não se restringe apenas ao território nacional. A Amazônia tem a capacidade de equilibrar as chuvas, não só do Brasil, mas como de boa parte da América do Sul.

A partir dos chamados rios voadores, que são massas de ar carregadas de vapor d’água, levam chuvas a boa parte do continente. É verdade, a Amazônia é responsável por boa parte das chuvas da América do Sul. Também afirmo que boa parte dessa água evaporada que gera os rios voadores se deve ao formato das árvores da floresta, que beneficiam esse equilíbrio.

Além disso, Amazônia representa 10% de toda a biomassa do planeta terra e com isso, consegue armazenar uma quantidade expressiva de carbono, o que ajuda a estabilizar o clima no mundo.

Podemos citar também a questão aquífera, onde a região da Amazônia possui cerca de 20% da água potável do planeta.

De uma maneira geral, o mundo é como um organismo vivo e seria de muita ingenuidade achar que as regiões não tem relação nenhuma entre si.

A Amazônia é o pulmão do mundo?

Apesar de toda a importância da floresta, a Amazônia não é o pulmão do mundo. Isso porque ela não gera uma quantidade de oxigênio através da fotossíntese das suas plantas e árvores tão relevante para o planeta.

Boa parte do oxigênio gerado pela Amazônia é consumido pela própria floresta.

A maior parte do oxigênio vem dos oceanos, através da fotossíntese realizada por algas marinhas!

Entretanto, isso não deve ser visto como algo que tire a importância da floresta. Já que ela é uma importante reguladora de clima e chuvas, principalmente na América do Sul. 

Mas temos que ter cuidado para não divulgar informações falsas.

 

Diante dos números apresentados, podemos ter uma pequena ideia do tamanho e importância dessa floresta para o mundo, não é mesmo?

Só que infelizmente, para muita gente, a Amazônia não tem muita importância e objetivos financeiros de curto-prazo se tornam maiores do que qualquer defesa ambiental. Mesmo que isso signifique uma série de prejuízos futuros.

Desmatamento da Amazônia

Infelizmente, existe um paradigma na sociedade de que para o desenvolvimento econômico da sociedade, é necessário desmatar. Isso é um mito! Existem agroflorestas em todo o mundo que dão exemplos extremamente positivos de produção sustentável.

Entretanto, aqui no Brasil, a coisa não funciona bem assim. 

O desmatamento na Amazônia que sempre foi elevado, tem atingido no ano de 2019 um patamar ainda mais cruel com a natureza. 

Por consequência, a própria humanidade sofre com esse desequilíbrio ambiental.

  • A Floresta Amazônica perdeu cerca de uma Alemanha em área desmatada no período de 2000 a 2017.
  • Em Julho de 2019, o desmatamento da floresta teve um crescimento de cerca de 278% com relação ao mesmo mês do ano anterior.

 

É, não é uma situação boa, muito pelo contrário. Temos que repensar uma série de coisas.

O que eu posso fazer para mudar essa situação? Mesmo de longe, eu garanto que toda a sociedade brasileira pode se mexer um pouquinho. Para pelo menos amenizar a destruição ambiental.

Para chegar nos “remédios” que podemos usar para curar essa situação, devemos pensar nas causas. Por que a floresta é desmatada? Quais são os interesses por trás de tudo isso?

 

Causas do desmatamento da floresta

  • Agropecuária – boa parte da mata é desmatada para uso pecuário, que no Brasil, ainda apresenta baixa eficiência. Utilizamos uma área média muito elevada por animal.
  • Garimpo – o garimpo na região da Amazônia também causa desmatamento e principalmente o garimpo ilegal. Que não tem regras nem leis.
  • Extrativismo de madeira ilegal – a Amazônia tem sofrido muito com a extração ilegal de madeira, diversas áreas de mata estão sendo devastadas.

3 Atitudes que posso tomar AGORA para salvar a Amazônia

  • Reduzir o consumo de carne bovina – não é fácil aceitar, já que carne é um item comum nos pratos dos brasileiros. Mas é fato que a agropecuária é extremamente lesiva ao meio-ambiente.
  • Consumir de maneira mais equilibrada e consciente – tudo que consumimos vem de algum lugar, algum recurso natural. E se temos um desequilíbrio entre retirada de recursos naturais e reciclagem, estamos contribuindo para uma destruição da natureza.
  • Atenção na hora de escolher os representantes do Estado – não adianta também estarmos conscientizados se as políticas públicas são favoráveis à destruição ambiental. É necessário que nossos representantes, desde vereadores até o presidente, sejam todos favoráveis à preservação da Amazônia.

 

Você sabia que o Seguro do seu Carro pode contribuir com a preservação ambiental?

Pensando formas de contribuir com a sustentabilidade da floresta amazônica, a Anubis Corretora de Seguros está doando R$5,00 a cada pedido de cotação de Seguro Auto e mais R$10,00 a cada Seguro Auto contratado. Os valores serão doados para a SOS Amazônia, uma ONG com forte atuação na mata.

Preencha este formulário e contribua você também!

 

Caso queira saber mais sobre a campanha, clique aqui!

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese