Pandemia: o que é e o perigo de uma infecção globalizada

Pandemia: o que é e o perigo de uma infecção globalizada

Todo mundo sabe que o Coronavírus é uma pandemia, fato. Mas você realmente o que isso significa? Sabe os riscos disso para o mundo? Confira neste artigo tudo sobre pandemias.

 

No dia 11 de março de 20202, a Organização Mundial da Saúde declarou o novo Coronavírus como uma pandemia. O que já era esperado diante da disseminação do vírus, mas algo que deixou o mundo todo em alerta.

Isso porque, pandemia é o degrau máximo de disseminação geográfica que um vírus pode ter.

 

Mas afinal, você sabe o que define exatamente uma pandemia?

O que é uma Pandemia?

Uma pandemia é um estado de quando uma doença infecto-contagiosa é disseminada em uma grande quantidade de regiões. É o último estágio que uma doença infectocontagiosa pode atingir em termos geográficos.

Vale ressaltar que o termo pandemia está relacionado muito mais com a área geográfica do que pelo número de casos em si. Por exemplo, se o Coronavírus atingisse 1/10 da população chinesa e não tivesse chegado em outros países, teríamos um número muito maior de infectados pelo vírus. No entanto, não se configuraria uma pandemia, pela concentração em um único local.

Além desse cenário de pandemia, existem outros cenários, com doenças se espalhando mais ou menos. Vamos conferir quais são:

Surto, Endemia, Epidemia e Pandemia

  • Surto: é quando uma doença tem um crescimento muito rápido em um único lugar.
  • Endemia: este caso, é totalmente relacionado à frequência com que uma doença se repete no determinado local. A Febre Amarela é um exemplo disso.
  • Epidemia: é quando uma doença se instala em diversos, como se fossem surtos em locais, mas ainda não em nível global.
  • Pandemia: uma epidemia a nível mundial, com espalhamento de uma determinada doença em muitas regiões.

Exemplos de Pandemia na história da humanidade

Existem diversos casos de pandemia na história da humanidade. As doenças que conseguem ser propagadas pelo ar são as que atingem o maior número de pessoas e são mais perigosas por isso. Uma letalidade de 2% em um número grande de pessoas, traz um grande número de óbitos. Confira abaixo alguns exemplos de pandemias da história da humanidade:

 

  • Aids: causada pelo vírus HIV, a AIDS é uma doença transmitida através do sexo (DST), que teve infectados em todo o mundo. A propagação desta doença é freada com uso de preservativos.
  • Gripe Espanhola: a maior pandemia da humanidade, aconteceu em 1918, causado pelo vírus influenza, causou entre 17 milhões e 50 milhões de mortos. Estima-se que foram 500 milhões de infectados, uma parcela significativa da população mundial na época.
  • Gripe H1N1: a gripe causada pelo vírus H1N1, também conhecida como Gripe Suína, aconteceu em 2009, começando em porcos e depois se propagando para a sociedade.
  • Covid-19 – Coronavírus: o Coronavírus começou na China em 2019 e rapidamente se propagou para todo o mundo. O vírus vem causando uma grande quantidade de mortos, além de impactos nas economias pela necessidade de isolamento social, por parte da população.

 

Por que o Coronavírus é considerado uma Pandemia?

Além do grande número de infectados, o que mais faz com que o Coronavírus seja considerado uma pandemia é a sua propagação. Existem casos de pessoas com o Covid-19 no mundo inteiro e isso é o que configura uma pandemia.

Por que o Covid-19 é tão perigoso?

Apesar de ter uma baixa letalidade, o Coronavírus têm uma capacidade muito grande de propagação e gera uma necessidade de cuidados médico-hospitalares em boa parte dos doentes. Então, a capacidade hospitalar não sustenta a necessidade da população e pessoas começam a morrer por outros problemas além do vírus em si, por não ter hospitais disponíveis.

Ressalto que 1% de um número muito alto de pessoas infectadas é um número elevado de pessoas que perdem suas vidas.

 

O perigo de uma infecção globalizada

No mundo globalizado, uma doença com capacidade de propagação elevada se torna muito perigosa. Isso porque as barreiras entre países e distanciamento entre pessoas é menor. Pense que o fluxo de pessoas que viajam dos Estados Unidos para a China hoje, é infinitamente maior do que 100 anos atrás. Isso facilita muito a propagação de uma doença, assim como está acontecendo com o Coronavírus.

Medidas de prevenção para uma Pandemia

Em um cenário pandemico, existem uma série de medidas que podem ser tomadas para conter a disseminação da determinada doença. Claro que as medidas são diferentes a depender da doença e do meio de propagação da mesma. Entretanto, existem ações que são tomadas, tanto pelos governos, quanto pelas pessoas que podem ser tomadas.

Medidas de Prevenção por parte das autoridades

As autoridades governamentais têm buscado adotar uma série de medidas no intuito de segurar a disseminação de uma doença que é propagada pelo ar, diferente de DSTs. Podemos citar:

  • Fechamento de Fronteiras
  • Paralisação de Escolas e Universidades
  • Suspensão de Comércio

 

Medidas de Prevenção por parte das pessoas

Vale ressaltar que o vírus atinge pessoas e mesmo que o Estado adote inúmeras medidas, a sociedade como um todo tem responsabilidade na prevenção e contenção de uma pandemia. Claro que isso vai variar de acordo com a Pandemia, por exemplo, a AIDS, foi uma DST e o meio de prevenção é o uso de camisinha.

Mas, com o cenário atual, podemos citar as seguintes atitudes:

  • Ficar em casa no período de maior propagação da doença.
  • Lavar as mãos.
  • Manter os ambientes higienizados.

Além das prevenções citadas, ter um bom plano de saúde é muito importante para caso tenha algum problema, não seja necessário utilizar nenhum serviço público. Já que sabemos da fragilidade do serviço público de saúde brasileiro.

Conheça a Anubis Corretora de Seguros

A Anubis Corretora de Seguros é referência quando se fala em Planos de Saúde na Bahia!

Nos preocupamos em minimizar o risco e reduzir danos com opções que levam aos nossos clientes hospitais de qualidade.

 

Cote o seu plano de saúde com a Anubis Corretora de Seguros clicando aqui!

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese