Plano de Saúde Ambulatorial: será que vale a pena?

Plano de Saúde Ambulatorial: será que vale a pena?

O Plano de Saúde Ambulatorial é o tipo de plano com cobertura apenas para procedimentos ambulatoriais. Por ser mais barato do que planos com coberturas completas, muita gente tem interesse.

Mas será que vale a pena?

 

Antes de responder se é interessante ter um Plano de Saúde Ambulatorial ou não, vamos entender tudo sobre este plano: o que é plano de saúde, o que é atendimento ambulatorial, quais são as coberturas deste plano, o que o plano não cobre.

Assim, você terá um entendimento maior sobre o assunto e poderá argumentar conosco os pontos positivos e negativos deste plano. Vamos nessa?!

O que é Plano de Saúde

Plano de Saúde é o serviço oferecido por Operadoras de Saúde, que leva aos clientes serviços médico-hospitalares, mediante pagamento de taxa mensal ao plano.

Por conta do Brasil ter serviços de saúde pública ruins, o Plano de Saúde é quase que uma necessidade na vida dos brasileiros.

As coberturas dos planos são segmentadas em coberturas hospitalares e ambulatoriais. A Agência Nacional de Saúde, responsável por toda a regularização do mercado de plano de saúde no Brasil, permitiu que fossem vendidos planos com coberturas segmentadas, tanto planos apenas hospitalares, quanto planos ambulatoriais.

Neste artigo, focaremos apenas na parte ambulatorial.

O que é o atendimento ambulatorial

Atendimento ambulatorial são todos os atendimentos realizados em consultórios e ambulatórios. De uma maneira geral, pode-se dizer que os casos de baixa complexidade podem ser resolvidos em ambulatórios.

Veja uma série de especialidades que fazem parte do atendimento ambulatorial:

  • Pediatria
  • Dermatologia
  • Endocrinologia
  • Ortopedia

Acima, você pode perceber que o atendimento ambulatorial serve para consultas, seja em ambulatórios ou clínicas. Foram citadas estas quatro especialidades como referência, mas saiba que outras consultas também fazem parte do atendimento ambulatorial.

É importante saber que os exames também fazem parte do atendimento ambulatorial


O que cobre o Plano de Saúde Ambulatorial

A cobertura para este plano, está referenciada no atendimento ambulatorial citado acima. Toda essa parte de consultas e exames, procedimentos feitos em clínicas e ambulatórios estão cobertos pelo Plano Ambulatorial. 

O que não cobre o Plano de Saúde Ambulatorial

O Plano de Saúde Ambulatorial não oferece cobertura para toda a parte hospitalar. Em casos de Urgência e Emergência, por exemplo, tratamento de doenças que necessitem do amparo de um hospital. Acidentes e outros casos não estão cobertos.

Para estes procedimentos, se faz necessário o Plano de Saúde Hospitalar. 

Assim, fica claro perceber que a parte Ambulatorial e Hospitalar são complementares e importantes na confecção de um Plano de Saúde.

Será que vale a pena ter um Plano de Saúde Ambulatorial?

Dizer se vale a pena ou não um tipo de plano de saúde é algo muito delicado. Porque devemos ter empatia para verificar a situação que se encontra cada pessoa. Evidentemente que o ideal é um Plano de Saúde que cubra tanto a parte hospitalar quanto a parte ambulatorial.

No entanto, a sua situação pessoal é quem vai definir, qual a sua necessidade hoje? O plano de saúde ambulatorial é sempre mais barato. Porém em uma situação de emergência, você pode precisar de um hospital.

Geralmente, quando uma pessoa precisa de um hospital, são em ocasiões mais graves e os custos de uma UTI, por exemplo, podem ser extremamente elevados em um hospital particular.

Importância da Rede Credenciada

Se você optar por ter um Plano de Saúde Ambulatorial, deve estar atento à rede de atendimento oferecida pela operadora. Quais são os consultórios e clínicas que você costuma frequentar? Estes fazem parte da rede credenciada do plano escolhido?

Se você adquirir um plano que não é aceito nas clinicas que você frequenta, pode ser que não faça sentido.

Coparticipação nos planos ambulatoriais

Assim como os planos de saúde com todas as coberturas, os planos ambulatoriais também podem possuir coparticipação. Isso significa que ao usar um serviço pelo plano, você deverá pagar uma taxa à operadora.

Se por um lado, você terá um valor a gastar a mais quando usar um serviço, por outro lado, pagará um valor base menor ao plano. Cabe avaliar.

Você pode saber mais sobre coparticipação através do link.

Carência nos planos de saúde ambulatoriais

Assim como os planos de saúde com todas as coberturas, os ambulatoriais também possuem carências. Apenas nos casos hospitalares não tem carência, mas também não tem cobertura.

 

Esperamos que você tenha entendido tudo sobre Planos Ambulatoriais, caso tenha alguma dúvida, a Anubis Corretora de Seguros está pronta para te ajudar.

Fale com um Especialista!

 

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese