Plano de Saúde Empresarial – guia para encontrar o melhor

Plano de Saúde Empresarial – guia para encontrar o melhor

O Plano de Saúde Empresarial foi criado para empresas poderem oferecer convênio médico aos seus colaboradores. Entretanto, o plano de saúde coletivo empresarial pode ser usado de várias formas.

Para muitas pessoas, por exemplo, esta é uma possibilidade de fazer um plano de saúde para a família com o preço mais em conta. Isso porque este é mais barato que planos individuais.

No caso de empresas, este é um benefício extremamente valorizado por funcionários. E apesar de ter um custo para a empresa elevado, acredite que vale a pena!

No entanto, existem muitos nuances que devem ser levados em consideração na busca do melhor plano empresarial.

Vamos entender tudo isso agora e te mostrar os melhores planos empresariais.

O que é um Plano de Saúde

Plano de Saúde é um serviço que possibilita que as pessoas tenham acesso a serviços médico-hospitalares dentro da rede credenciada da operadora que o produto foi comprado.

Este serviço é considerado uma necessidade para muitos brasileiros. Muito por consequência da má qualidade do serviço de saúde pública.

Existem três tipos de Plano de Saúde:

Neste artigo, vamos abordar tudo sobre o Plano de Saúde Coletivo Empresarial

Diferenças entre Plano de Saúde Individual e Plano de Saúde Empresarial

O Plano de Saúde Individual é de livre adesão e qualquer um que quiser pode ter o seu. Já o Empresarial, é específico para empresas, neste caso, existe a necessidade de que o comprador do plano possua um CNPJ disponível.

O Plano de Saúde Empresarial é mais barato que o Individual, no entanto, o reajuste é mais elevado e varia a cada operadora e condição do plano.

Quais as condições para se ter um Plano de Saúde Empresarial?

A condição básica para a implantação do plano de saúde em uma empresa é ter um CNPJ ativo a no mínimo seis meses.

Mas existem algumas condições específicas que variam de operadora para operadora. Por exemplo: o número inicial de vidas do contrato em algumas operadoras é de duas vidas e em outras de três.

Todas as operadoras oferecem a modalidade compulsória, onde se trabalha com categorias. Ou seja, se vai fazer um plano de saúde para os colaboradores, todos os funcionários devem fazer parte do plano. O mesmo vale para sócios e outras categorias.

Também existe a opção onde não é compulsório, o plano de livre adesão. Neste caso, entra no plano quem quer, desde que tenha alguma relação com o CNPJ contratante.

 

Quem paga o Plano de Saúde Empresarial?

Existem vários modelos para pagamento do Plano de Saúde e cabe à empresa contratante definir:

  • Empresar paga o valor total do Plano de Saúde para todos os títulares e um dependente.
  • Empresa paga o valor total dos títulares.
  • Empresa paga parcialmente o valor dos títulares do plano.
  • Empresa não paga nada do Plano de Saúde e o contrato é feito para colaboradores que queiram arcar seus custos.

Vale ressaltar que este é um assunto que deve fazer parte do orçamento e planejamento de cada empresa. Além disso, ressaltamos que é um benefício muito valorizado pelos colaboradores.

Também é importante dizer que: a contratação compulsória (toda a relação de FGTS) possui mensalidade mais barata do que por adesão (entra no plano quem quer).

Acomodação no Plano Empresarial

A Acomodação em planos de saúde é um ponto interessante e que sempre causa muita dúvida. Qual o melhor, enfermaria ou apartamento?

Essa é uma resposta que depende, pessoas com situação financeira confortável podem preferir por apartamento, por exemplo.

A sorte é que pessoas da mesma empresa no mesmo contrato podem ter acomodações diferentes. A diretoria pode ficar no apartamento e pessoas com salários inferiores na enfermaria.

Carências

Os contratos empresariais que possuem entre 2 e 29 vidas é necessário o cumprimento de carências contratuais, caso não exista a possibilidade de realizar a portabilidade.

Para contratos a partir de 30 vidas, os beneficiários do contrato estão isentos de carências. Exceto para Cobertura Parcial Temporária (CPT), onde existe a carência de dois anos para Doenças ou Lesões Pré-existentes(DLPs).

Dependentes nos Planos de Saúde Empresariais

Nos planos empresariais, assim como em outros, é possível agregar dependentes, como filhos e conjuges no contrato. Claro que o pagamento da mensalidade vai depender das regras do plano entre colaboradores e empresa.

Algumas operadoras tem flexibilizado a aceitação de dependentes e estendido o benefício para até sogros.

Se o plano for por faixa etária, as crianças pagarão menos. Você pode saber tudo sobre planos para crianças clicando aqui.

Coparticipação

A Coparticipação é uma taxa que as pessoas pagam quando utilizam determinados serviços através do plano. Os planos de saúde empresariais podem ou não ter coparticipação.

O desenho da coparticipação varia de contrato a contrato e operadora para a operadora. Pode ser por valor em real(R$) ou percentual sobre o valor gasto.

A coparticipação é  um fator moderador, que ajuda a equilibrar a sinistralidade. Isso acontece principalmente nos contratos onde a empresa paga 100% dos planos dos colaboradores.

Desta forma, é possível evitar um uso inadequado do plano na parte ambulatorial. O que pode reduzir a sinistralidade e ajudar a diminuir o reajuste do contrato.

Também vale ressaltar que empresas grandes e com alta rotatividade tem que pagar o resíduo da coparticipação dos beneficiários demitidos. Isso porque existe um tempo entre o uso de um serviço e a cobrança, que pode ser de até 3 meses.

Reajuste dos Planos de Saúde Empresariais

O Reajuste nos Planos Empresariais é dividido em duas bandas, reajuste para empresas com duas até vinte e nove vidas e empresas acima de trinta vidas

  • Para as empresas que possuem no contrato entre 2 e 29 vidas: o reajuste é calculado com base na sinistralidade da carteira inteira. Por isso é um reajuste que varia de operadora para operadora. O reajuste é aplicado anualmente no aniversário do contrato, diferentemente do reajuste dos planos individuais que é aplicado em maio de cada ano pela ANS. Isso foi determinado pela Resolução Normativa 309.
  • Para empresas com mais de 29 vidas: o reajuste para empresas com mais de 29 vidas é feito com base na sinistralidade da empresa somado a inflação do setor médico. O reajuste é aplicado no aniversário de contrato.

Rescisão de contrato

A rescisão de contrato de planos empresariais pode ocorrer por parte do contratante, mediante 60 dias de aviso prévio, desde que o contrato tenha pelo menos 12 meses.

As operadoras também podem rescindir o contrato, mas isso não é algo que acontece usualmente.

Como fazer um Plano de Saúde Empresarial

O melhor caminho para a contratação deste tipo de plano é contatar um especialista em planos de saúde. Assim será possível ter uma avaliação de mercado e do perfil do consumidor, visando escolher a opção com o melhor custo benefício.

Melhores Planos de Saúde Empresariais

No mercado, existem diversas opções de Planos de Saúde que podem ser escolhidas. Opções que variam em preço, quantidade e qualidade de hospitais na rede credenciada, coparticipação e outras variações…

Entretanto, sabendo que Saúde é coisa séria, devemos sempre partir de um diferencial e buscar empresas, operadoras ou seguradoras que sejam referência no mercado de Convênios Médicos.

Abaixo, listamos as melhores opções de Planos de Saúde Empresariais para que você tenha um ponto de partida na busca por uma solução ideal:

Amil

A Amil possui um dos melhores Planos de Saúde do Brasil, os seus produtos mais caros, oferecem atendimento nos melhores hospitais do país. É uma marca muito forte e reconhecida, que certamente não vai te deixar na mão.

O preço varia com características de acomodação e coparticipação, por exemplo, mas de uma maneira geral é um preço elevado. Mas isso se deve a qualidade e reconhecimento que a Amil conquistou ao longo da sua trajetoria.

Preço Plano de Saúde Amil

Veja abaixo a tabela com os preços do Plano de Saúde Empresarial da Amil:

tabela de preços plano de saúde amil - simulação

Você pode saber tudo sobre o Plano de Saúde Amil clicando aqui

 

Bradesco

A Bradesco Saúde possui talvez o Plano de Saúde de maior referência no Brasil. O preço é elevado por conta da qualidade. Muitas pessoas tem o produto desta seguradora a muitos anos e por mais que o valor tenha subido por conta de reajuste, não abandonam, porque sabem da qualidade e importância do que tem.

Confira abaixo os valores do Plano de Saúde Bradesco:

preços - simulação bradesco plano de saúde

Você pode saber mais sobre o Bradesco Saúde e seus planos clicando aqui!

Casseb

A Casseb é um Plano de Saúde jovem da Bahia, que inicialmente não era comercializado. Era o Plano de Saúde apenas dos funcionários do Banco Baneb.

Com o fim do Banco, para que o plano de saúde pudesse se manter, a Casseb teve que abrir o seu produto para o público externo. É um produto que tem o Hospital Santa Izabel como principal da sua rede e apresenta um ótimo custo-benefício para a população de Salvador.

Veja os preços do Plano de Saúde Casseb:

plano de saude casseb - simulação

Você pode saber tudo sobre o Plano de Saúde Casseb clicando aqui!

Central Nacional Unimed

Com o encerramento das atividades da Unimed Salvador, a Central Nacional Unimed assumiu de certa forma, a comercialização dos Planos de Saúde Empresariais da Unimed na Bahia. É uma empresa que possui uma amplitude de produtos bem elevada.

Veja os preços para ter um Plano Unimed em Salvador:

Os produtos mais básicos não possuem rede credenciada ampla, mas buscam atrair os clientes pelo custo-benefício.

 

Hapvida

A Hapvida possui o maior Plano de Saúde do Norte e Nordeste. Uma opção de baixo-custo que busca levar plano de saúde a quem não tem condições de ter um plano caro.

A Rede Credenciada da Hapvida, é própria. Isso significa que quem tem um Plano Hapvida, pode ser atendido apenas nas clinicas e hospitais desta empresa.

Além de Planos Empresariais, a Hapvida também trabalha com Plano Individual, você pode conhecer este através do link.

Promédica

A Promédica é uma referência muito forte no mercado de Planos de Saúde de Salvador. A Rede Credenciada não é muito ampla, mas possui o Hospital Jorge Valente como referência na qualidade do atendimento.

Não é uma opção sofisticada em planos empresariais, mas para quem busca custo-benefício, pode ser uma excelente ideia.

Para ter um Plano de Saúde Empresarial da Promédica, é necessário que o contrato tenha no mínimo 10 beneficiários e o valor é definido a cada cotação.

Caso tenha interesse, entre em contato com a Anubis Corretora de Seguros!

Recentemente, a Promédica lançou no seu portfolio de produtos, o seu produto Individual, que está sendo um sucesso no mercado da Bahia.

Você sabe quais são os 7 melhores Planos de Saúde da Bahia? Descubra agora!

Conheça a Anubis Corretora 

Anubis é uma empresa que atua a mais de 16 anos auxiliando seus clientes a encontrar o melhor em soluções para pessoas e empresas. Temos soluções em Planos de saúde, odontológicos, auto e seguros de vida. 

Fale com um de nossos especialistas e faça uma cotação.

Aguardamos o seu contato!