Se você já é mãe ou está se preparando para se tornar, você vai precisar de um plano de saúde para gestante.  

Infelizmente, o serviço de saúde pública do Brasil é muito precário. Sendo assim as gestantes sentem a necessidade de ter um plano de saúde, para que dessa forma possam ter um atendimento de qualidade durante a gestação e um parto de forma mais segura. 

Mas será que é fácil ter um plano de saúde para gestante?

Qual o melhor caminho para escolher um plano para grávida?

Confira neste artigo a resposta para essa outras dúvidas referentes ao plano de saúde para gestante e saiba como contratar o melhor para você e o bebê. 

Afinal existe um Plano de Saúde para gestante? 

Primeiramente, afirmo que não existe um Plano de Saúde exclusivo para gestantes.

O mais importante é saber que o parto é uma cobertura obrigatória segundo o rol da ANS, logo, o Plano de Saúde deve oferecer este serviço. 

Claro que, as obrigações como pagamento do plano e cumprimento de carências deverão ser cumpridas para a realização de um parto pelo Plano.

Quanto custa um parto particular?

Esse é um ponto que varia muito de acordo com hospital e médico que você escolher para realizar o seu parto. Mas de uma maneira geral, acredito que o valor de R$15.000,00 pode ser uma base.

Por esse alto valor e também pela importância em caso de outros serviços de saúde, é primordial ter um plano de saúde.

Qual a Carência de um Plano de Saúde para parto?

A legislação dos Planos de Saúde, estabelecida pela ANS, afirma que as Carências são:

  • 300 dias (10 meses) para parto a termo.
  • 180 dias (6 meses) para parto prematuro.

Veja que o tempo de carência é de exatamente 1 mês a mais do que o tempo normal de gravidez, que são de 9 meses. E isso não é uma coincidência. 

Pelo contrário, é uma medida tomada de propósito, para que a pessoa não adquira um plano de saúde apenas para ter seu filho. Isso geraria um custo muito elevado para as operadoras de planos de saúde. O que elevaria certamente o preço do serviço.

Também é importante ressaltar que além do parto, existe uma série de consultas e exames do pré-natal e após o parto também, que podem ser realizados pelo plano.

O que é um parto a termo?

Parto a termo é o parto que acontece quando o bebê já está “pronto”, ou seja, após as 38 semanas.

O que é um parto prematuro?

Parto prematuro é o parto que ocorre quando o bebê está até a 37º semana de gestação. É considerado um nascimento prematuro.

Caso você já tenha um Plano de Saúde e queira mudar, você pode fazer isso através da Portabilidade de Planos de Saúde, desde que siga as regras de compatibilidade, é claro.

Importância de realizar um planejamento para gravidez

Engravidar e ter um filho ou filha é algo que impacta muito a vida de uma pessoa. Por isso, a gravidez deve ser algo planejado.

Tentar se estruturar financeiramente, ter um plano de saúde legal, separar um quarto da casa para o filho são algumas das ações de planejamento.

Também é importante se preparar para a fase de amamentação, com uma boa alimentação e saúde.

Como escolher o Plano de Saúde para gestante ideal?

A verdade é que não existe um Plano de Saúde que seja específico para grávidas. Os procedimentos relacionados à gravidez fazem parte da cobertura básica dos planos de saúde.

Se você tiver um médico favorito para realizar o seu parto e o pré-natal ou um hospital da sua preferência, é importante que o plano escolhido te dê acesso a isso. A Rede Credenciada deve ser boa para você!

Também é indicado que o valor se encaixe no seu orçamento pessoal.

Por último, é extremamente indicada a consultoria de um especialista para ajudar a escolher o plano de saúde ideal. 

Afinal, com saúde, não se brinca.

Mas se quiser ter uma breve noção, confira os melhores planos de saúde!

Conheça a Anubis Corretora 

A Anúbis é uma empresa que atua a mais de 15 anos auxiliando seus clientes a encontrar o melhor plano de benefício para toda a família. 

Temos soluções em planos de saúde, odontológicos, auto e seguros de vida

Dúvidas sobre planos de saúde para gestante? fale com um de nossos especialistas e faça uma cotação.

Aguardamos o seu contato!