Retenção de talentos: por que é melhor e mais barato aproveitar o que temos

Retenção de talentos: por que é melhor e mais barato aproveitar o que temos

Pode parecer estranho, mas muitas empresas acreditam que através de contratações de pessoas com altos salários, seus problemas serão resolvidos. Acredite, a retenção de talentos pode ser um caminho com custo-benefício muito melhor para o seu negócio!

Aqui vai uma pergunta: se muitas vezes nós, que estamos dentro do negócio, vivendo os problemas no dia a dia, não sabemos quais as soluções para os problemas vivenciados, como um estranho vai chegar e, simplesmente, trazer respostas perfeitas e práticas, como num passe de mágica?

É natural dos seres humanos querer caminhos práticos, fáceis, com respostas incríveis e imediatas. Mas na prática, isso é muito difícil, quase impossível. Em uma empresa, não é diferente, você pode tentar contratar um gerente caro com outras experiências e isso pode até agregar sim para o seu negócio. No entanto, se você não estiver pronto para mudanças, nada vai dar certo.

Por isso, é importante formar e reter talentos. Para que de dentro da empresa, os seus profissionais possam estar capacitados para enfrentar as situações do seu negócio com um olhar e cultura de quem já pertence a ele.

 

Vamos entender aqui nesse artigo os seguintes itens:

  • O que é retenção de talentos?
  • Por que fazer a retenção de talentos pode ajudar sua empresa?
  • Quais as estratégias para reter talentos?
  • Qual o papel do RH na retenção de talentos?

 

Está preparado para aprender tudo sobre retenção de talentos? Então continue a leitura!

 

O que é retenção de talentos?

De maneira simples e direta, a retenção de talentos é um conjunto de ações que uma empresa toma, relacionadas ao clima organizacional, estrutura de cargos e salários, oferta de treinamentos, dentre outras áreas, com o objetivo de manter no seu corpo de funcionários, os melhores talentos.

Apesar de ser muito importante e utilizadas em grandes empresas, estratégias de retenção de talentos ainda não são muito valorizadas no Brasil.

Segundo reportagem da Exame, o Brasil é apenas o 57º no ranking de geração e retenção de talentos.

A Natura, por exemplo, é uma empresa brasileira que é reconhecida por oferecer ótimas condições aos seus colaboradores.

Uma dos benefícios oferecidos pela Natura é a licença paternidade, estendida por até 40 dias. Enquanto que na maioria das empresas o período é muito menor.

Ou seja, para reter talentos, é necessário que o colaborador esteja bem na sua empresa.

 

Por que fazer a retenção de talentos pode ajudar sua empresa?

Economia de tempo e dinheiro

Fazendo uma boa retenção de talentos, uma empresa deixa de ter altos custos com demissão e admissão. Afinal, o turnover gera custos e a empresa perde produtividade no tempo de mudança.

Imagina ter que treinar diversas vezes pessoas para exercer uma tarefa, porque ninguém passa muito tempo naquela função? A empresa perde tempo e dinheiro com isso.

Não estamos dizendo que os colaboradores têm que estar estagnados nas mesmas tarefas o tempo todo, até porque isso tende a desmotivar os funcionários que buscam se desenvolver e serem promovidos. Mas deve haver um equilíbrio e uma troca contínua de pessoas é prejudicial ao negócio.

Além disso, é mais barato formar um funcionário com as características necessárias para cumprir determinada função do que contratar uma pessoa com experiência e formação na área.

O funcionário é peça chave no seu negócio

Muito provavelmente os seus talentos dão ótimas contribuições de melhorias de processos, criação de produtos e marketing. Você não quer perder isso, certo?

A retenção de talentos pode fazer com que seus funcionários fiquem mais engajados com o seu negócio. E perdê-los pode causar impactos muito negativos na sua empresa. Além do fato deste colaborador ter a possibilidade de levar a sua tecnologia para outras empresas.

Comportamento Organizacional

As empresas costumam contratar por habilidades técnicas e demitir por questões comportamentais.

Logo, se você tem um talento com bom comportamento, deve investir no desenvolvimento de habilidades técnicas deste e assim ter o profissional ideal.

Dessa forma, você também vai economizar, evitando o turnover e contribuindo com o bom clima organizacional de toda a empresa.

 

Quais as Estratégias para retenção de talentos?

Política de Cargos e Salários bem definida

Os colaboradores das empresas têm objetivos de se desenvolver, ganhar promoções, evoluir os seus salários e responsabilidades.

Enxergar a possibilidade de se ter uma carreira sólida e verdadeira dentro de uma empresa agrega muito aos funcionários. Isso faz com que esses tenham desejo de continuar fazendo parte do seu negócio.

Não tem coisa pior para um colaborador do que sentir que não tem para onde ir dentro de uma empresa, não tem como se desenvolver. Muita gente passe a buscar outros empregos e novos desafios por conta disso.

Clima organizacional bom

Outro ponto que pode desestabilizar a sua empresa e fazer com que seus funcionários queiram ir trabalhar em outro lugar é o clima organizacional. As pessoas querem estar bem e isso não se define apenas a salário e chance de promoção, é necessário que a sua empresa tenha um clima de harmonia e cooperação.

Para ter um bom clima organizacional, as pessoas devem ter as suas necessidades básicas sendo atendidas em primeiro de tudo, ou seja: temperatura no ambiente de trabalho adequada, tempo para descanso, oportunidade para falar com o gestor, se sentir livre para dividir um problema pessoal, isso para citar apenas alguns exemplos.

É importante se sentir parte do todo, pois isso poderá gerar um aumento na produtividade dos colaboradores, inclusive.

Oferta para desenvolvimento pessoal e profissional

Assim como na parte de cargos e salários, a empresa também deve incentivar que os funcionários se desenvolvam e isso pode ser feito ofertando cursos e dinâmicas em grupo.

Funcionários mais bem capacitados vão gerar mais valor aos seus clientes. Isso é muito bom para uma empresa, as pessoas gostam de locais que valorizem a mão de obra, não é mesmo?

Reconhecimento e cultura de Feedbacks

Para que os funcionários se sintam valorizados e exista um alinhamento de expectativas. É necessário que o trabalho de cada colaborador seja reconhecido e elogios em horas certas são de muita relevância.

Mas também é muito importante manter uma cultura de feedbacks, onde se alinhe as expectativas da empresa e do colaborador. Criando acordos que vão melhorar a produtividade do funcionário e até mesmo o clima organizacional.

 

Qual o papel do RH na Retenção de Talentos?

O setor de Recursos Humanos desempenha papel fundamental e estratégico na retenção de talentos e deve estar sempre atento às necessidades dos funcionários e também ao que a empresa quer de cada funcionário.

Por isso é importante ter uma rotina de feedbacks constantes e estar sempre alinhando as expectativas.

Para dar feedbacks com qualidade e identificar as necessidades dos colaboradores e da empresa, é de suma importância que o gestor de RH esteja apoiado nos melhores indicadores possíveis.

Os indicadores irão apoiar o RH em cada tomada de decisão.

O profissional de RH também deverá saber quando a hora certa de demitir um funcionário, quando a relação com o colaborador não tiver mais como ser benéfica para a empresa e para este.

 

Agora que você já sabe bastante coisa sobre retenção de talentos, que tal ler sobre como tornar o seu RH mais estratégico? Aproveite e assine a nossa newsletter e receba por email outros conteúdos como esse!

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese