Rubéola: você ainda pode estar vulnerável a ela

Rubéola: você ainda pode estar vulnerável a ela

Conhecida também como Sarampo Alemão, a Rubéola é uma doença infecto-contagiosa pertencente ao Rubivirus e afeta principalmente crianças e o seu maior agravante é a contaminação quando ainda é um feto. 

 

Falar da Rubéola é de suma importância, principalmente para gestantes e mães de crianças. Para saber mais dessa doença, sua prevenção e tratamento continue lendo esse artigo. 

 

Rubéola na gestação

A rubéola pode  acarretar inúmeras consequências negativas quando uma gestante contrai o vírus. Seus efeitos podem ser: 

 

  • Aborto 
  • Expulsão do feto sem vida (natimorto) 
  • Malformação do bebê (surdez, complicações cardíacas e deformações musculares) 

 

Dessa forma, existe um grande cuidado com mulheres gestantes referentes a se prevenir desta doença como ter recebido a vacina tríplice viral ainda na fase infantil (1 a 11 anos). 

 

Ainda para reforçar a prevenção, no início do século (2002), a saúde público passou a dar mais ênfase ao problema. 

Estendendo a prevenção para mulheres adultas (em idade fértil entre 12 a 49 anos) o ministério da saúde assegurou que futuras complicações na gestação por conta da Rubéola fossem evitadas. 

 

Sintomas de Rubéola

Os sintomas de Rubéola são:

Linfadenopatia retroauricular;

Febre alta;

Vermelhidão e manchas em regiões do corpo (exantema maculopapular)

 

Vale lembrar que esses são sintomas que podem afetar qualquer indivíduo, independente de gênero ou sua idade.

Transmissão da Rubéola

O contágio por Rubéola acontece quando há um contato direto entre um infectado e um novo hospedeiro. 

Através de secreção, saliva, ao espirrar ou tossir e também por meio da respiração. 

O período para o vírus ser transmitido pode ser de até 7 dias após contraído com uma média de 2 dias na maior parte dos casos. 

 

Como saber se tenho Rubéola? 

Ao iniciar as suspeitas de Rubéola, você deve ir até um centro médico ou posto de saúde e relatar todos os seus sintomas. O diagnóstico de Rubéola é feito através de exames laboratoriais que podem confirmar ou descartar as suas suspeitas. 

O diagnóstico feito de forma precoce vai fazer com que suas complicações sejam reduzidas e seu tratamento ocorra de forma ágil, por isso, não deixe de buscar ajuda médica ao sentir os sintomas imediatamente. 

 

Qual o tratamento recomendado para a Rubéola?

Por se tratar de um vírus, o tratamento para os infectados pode variar de acordo com a gravidade e o comportamento da doença. 

O recomendado é não demorar para buscar ajuda, o Sistema Ùnico de Saúde (SUS) fornece o tratamento para doença, bem como o sistema privado de Saúde. 

É importante buscar ajuda e não utilizar medicamentos sem prescrição médica principalmente em casos de gestantes com Rubéola. 

Sendo assim, somente o médico pode recomendar formas de tratar a doença. 

 

Como se prevenir? 

A vacina Tríplice Viral é a forma mais eficaz de prevenção contra esse vírus, todos devem tomar esta vacina nos primeiros anos de vida (entre 1 a 12 anos) e assegurar a prevenção total contra Rubéola, Sarampo e Caxumba

Onde encontrar a vacina tríplice viral

A vacina tríplice viral é disponibilizada pelo SUS gratuitamente em seus postos de atendimento, para ser vacinado, basta comparecer a esses postos apresentando a sua carteira de vacinação. 

Outra forma de ter acesso a essa vacina são as clínicas particulares, algumas contém este serviço e podem ser uma opção para aqueles que possuem plano de saúde por exemplo. 

 

Todo cuidado é necessário

Se você é mulher e está em período de gestação, é importante checar o seu cartão de vacina e em caso onde não comprovação do recebimento desta dose da vacina, você pode receber o reforço. 

Outra dica importante é que você vá com frequência ao médico, faça exames check up e seja acompanhada por um especialista pois a condição de gestante é de risco contra todos os vírus como a rubéola e coronavírus

 

Espero que esse artigo tenha sido útil pra você! 

 

Planos de Saúde para cuidar melhor da sua Saúde? Anubis Corretora

Você já imaginou ser pego de surpresa por uma doença como Sarampo?

Imagine o quanto seria importante ser tratado da maneira correta e receber o melhor atendimento médico para que você não sofra tanto com os sintomas.

 

Na Anubis Corretora, você conta com as melhores opções de planos de saúde, bem como os locais para realizar exames e tomar suas vacinas, inclusive plano de saúde para gestantes

 

Anúbis Corretora é uma empresa que atua a mais de 15 anos auxiliando seus clientes a encontrar o melhor em soluções para pessoas e empresas. Temos soluções em Planos de saúde, odontológicos, Seguro Auto, Seguros de vida, Previdência Privada e muito mais.

 

Fale com um de nossos especialistas e cote o seu Plano Odontológico.

 

Aguardamos o seu contato!

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese