Sarampo: essa doença ainda existe e pode ser perigosa

Sarampo: essa doença ainda existe e pode ser perigosa

O Sarampo é uma doença oriunda do Morbillivirus que afeta o sistema imunológico do corpo, podendo,(em seu estado mais grave) causar a morte. 

Devido a quantidade de epidemias e surtos que surgiram nos últimos anos, muitas pessoas deixaram a prevenção contra o Sarampo de lado. 

Mas o fato é que não dá pra ignorar esta doença e se atentar para todos os meios de se prevenir. 

 

Descubra neste artigo algumas informações importantes a respeito do Sarampo e como se prevenir dessa doença. 

 

O que é Sarampo?  

O Sarampo é uma doença infecto viral que atinge principalmente as crianças. A infecção pelo Morbillivirus  é causada principalmente pelo ar, por meio das gotículas que são expelidas por quem tem a doença e assim são facilmente espalhadas.

 

Quais os sintomas do Sarampo  

Um fato curioso sobre esse vírus é que em muitos casos, ele pode não apresentar sintomas, o que torna pode dificultar no diagnóstico. 

Quando apresenta sintomas, o Sarampo pode causar: 

  • Febre alta 
  • Dores no corpo 
  • Manchas vermelhas na pele 
  • Tosse 
  • Coceira 
  • Conjuntivite 
  • Infecções pelo corpo (como no ouvido por exemplo) 

 

Em casos mas graves de Sarampo (como é o caso de crianças que contraem a doença), o vírus pode causar doenças respiratórias como pneumonia. 

 

Qual a prevenção contra o Sarampo? 

O Sarampo pode ser prevenido por meio da vacinação, vacinas como a tríplice viral e a tetravalente são eficazes na prevenção dessa infecção. 

Sendo as mais vulneráveis devido ao baixo sistema imunológico, as crianças recebem essa vacina (tríplice viral) já ao completar 12 meses de vida, sendo reforçada aos 15 meses. 

 

A vacina tríplice viral é muito eficaz contra o Sarampo, por esse motivo, se você recebeu uma dose dessa vacina, certamente a probabilidade de contrair Sarampo é pequena. 

 

Para aqueles que não tomaram esta vacina no período recomendado ou não sabe se está imunizado, o reforço pode ser feito também. 

Qual o tratamento para o Sarampo

Não existe um medicamento específico para aqueles que contraíram a doença, o que reforça a eficácia da vacinação. 

Entretanto, em casos de Sarampo onde o paciente sente fortemente os sintomas, é indicado que o mesmo beba bastante água e se mantenha hidratado. 

O mais indicado nesses casos é que seja procurado um médico e dessa forma o especialista irá te orientar acerca do que utilizar para aliviar os sintomas do Sarampo. 

 

Mas não esqueça! 

 

Evite fazer uso indevido de medicamentos como analgésicos e antibióticos sem prescrição médica, bem como loções e pomadas para pele sem que antes seja examinado por um profissional de saúde. 

 

Planos de Saúde para cuidar melhor da sua Saúde? Anubis Corretora

Você já imaginou ser pego de surpresa por uma doença como Sarampo? 

Imagine o quanto seria importante ser tratado da maneira correta e receber o melhor atendimento médico para que você não sofra tanto com os sintomas. 

 

Na Anubis Corretora, você conta com as melhores opções de planos de saúde, bem como os locais para realizar exames e tomar suas vacinas. 

 

Anúbis Corretora é uma empresa que atua a mais de 15 anos auxiliando seus clientes a encontrar o melhor em soluções para pessoas e empresas. Temos soluções em Planos de saúde, odontológicos, Seguro Auto, Seguros de vida, Previdência Privada e muito mais.

 

Fale com um de nossos especialistas e cote o seu Plano Odontológico.

 

Aguardamos o seu contato!

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese