Ainda pouco difundido no Brasil, o Seguro de Vida é fundamental para proteger o seu futuro e de quem você ama. Diferente de outros seguros, que protegem o carro ou a casa, este tem como principio a proteção à vida. Confira!

Quando investimos alto em algum bem que desejamos, como a compra de uma casa ou de um automóvel, logo vemos a importância de um Seguro.

Lógico, tive tanto trabalho para comprar um carro, já pensou se eu fosse roubado e tivesse o prejuízo do carro?

Cabe a reflexão: se nos preocupamos em cuidar dos nossos bens, por que não se preocupar com a nossa vida? Preocupação com o futuro de quem nós amamos.

Muita gente não gosta de falar sobre Seguro de Vida, pensa que dá azar, porque é algo que remete a discussão sobre morte e doenças graves. No entanto, tanto a morte, quanto a possibilidade de uma doença grave são situações que fazem parte da vida.

Sendo a vida o que mais importa, devemos ter maturidade e amor para tratar do assunto.

Neste artigo, vamos discutir tudo sobre Seguro de Vida, passando pelos seguintes pontos:

  • O que é um Seguro de Vida?
  • O que cobre o Seguro de Vida?
  • Qual a importância do Seguro de Vida?
  • Qual o valor de um Seguro de Vida?
  • Como contratar um Seguro de Vida?
  • Melhores Seguradoras para fazer o seu Seguro de Vida
  • Como receber o dinheiro do Seguro de Vida?
  • O Seguro de Vida é considerado um Investimento?
  • Panorama do Seguro de Vida no Brasil

 

O que é um Seguro de Vida?

Assim como em qualquer outro Seguro, o Seguro de Vida é um contrato feito entre seguradora e o segurado (cliente). Onde mediante pagamento de um valor (o prêmio), a Seguradora tem a obrigatoriedade de indenizar o cliente em determinadas situações. 

O que cobre o Seguro de Vida?

No caso de um Seguro Automóvel, a indenização se dá mediante um acidente ou furto do veículo segurado. Já no Seguro de Vida, o item em contrato é a Vida.

As coberturas mais comuns são as seguintes:

  • Morte Acidental ou Natural
  • Invalidez Total ou Parcial por Acidente ou Doença
  • Despesas Médicas ou Hospitalares
  • Diária por Incapacidade Temporária (DIT)
  • Auxílio Funeral

Entretanto, as coberturas devem variar de acordo com o produto escolhido. Sendo assim,e apesar destas serem as mais comuns, cabe à cada Seguradora adicionar benefícios para gerar valor ao cliente final.

Outra coisa que deve ser dada muita importância é a variação do valor para cada cobertura, de acordo com o perfil do segurado.

Por exemplo: um profissional autônomo que não tem filhos deve priorizar a cobertura de Diária por Incapacidade Temporária, para que caso essa pessoa fique doente, não tenha sua renda mensal lesada.

Qual a importância do Seguro de Vida?

Para falar da importância, acho importante trazer exemplos. E assim, trazer para uma situação mais real.

  1. Proteção para a família em caso de morte: caso você seja o provedor da sua família e esta, dependa diretamente da sua receita. Um óbito pode causar, além da dor, uma série de dificuldades financeiras para as pessoas que dependem de ti. Este Seguro seria responsável por indenizar financeiramente seus familiares neste caso.
  2. Proteção em caso de doenças graves: acredito que você conhece ou já deve ter ouvido falar de alguém que teve um AVC ou outra doença grave. Essas situações podem gerar custos extremamente elevados com estrutura de Home Care, cuidador, remédios e outros. Capazes de levar uma família estável financeiramente a uma situação de dificuldade financeira muito grande. A cobertura de Doenças Graves indeniza o segurado nestas ocasiões.
  3. Proteção para profissionais autônomos: se você é um profissional que depende da sua produtividade para ganhar dinheiro. Provavelmente você imagina a dor de cabeça que seria ficar doente por uma semana e ter sua renda prejudicada. A cobertura de DIT, citada anteriormente, garante a renda de profissionais autônomos. Que, por algum motivo, ficaram incapacitados de trabalhar em determinado período.

 

Qual o Valor de um Seguro de Vida?

Desde já, afirmo que o valor médio a ser cobrado por um Seguro de Vida é algo muito difícil de ser estimado sem informações. 

Isso porque é algo que possui diversas variáveis, que podem tornar o Seguro muito barato ou muito caro.

Existem empresas que oferecem Seguro de Vida aos seus colaboradores, obrigatoriamente por convenções coletivas, que custam cerca de R$4,00 por vida, por mês. As coberturas são muito básicas neste caso.

Já em outras ocasiões, pessoas abastadas financeiramente, podem ter Seguros de Vida com custo de mais de R$2.000,00 por mês.

Confira abaixo alguns itens que vão influenciar no valor do Seguro:

  • Valores de indenização das coberturas
  • Idade
  • Questões de Saúde
    • Se é fumante ou não
    • Se é praticante de esportes
  • Profissão
  • Seguradora escolhida

 

Como contratar um Seguro de Vida?

Para fazer a contratação é importante ter alguns pontos de definição em mente, são estes:

  • Quais são as coberturas de um Seguro de Vida que mais importam para você?
  • Quais valores de indenização resolveriam possíveis problemas?
  • Qual a sua capacidade financeira hoje para pagar um Seguro de Vida?

Tendo essas premissas em mente, você pode fazer uma cotação para ver os preços em diversas Seguradoras.

Essa cotação pode ser realizada de maneira autônoma através de sites de Seguradoras. Ou você pode seguir o caminho mais indicado e buscar a ajuda de um especialista no assunto.

Indicamos a ajuda de um especialista, pois sabemos que não é fácil contratar um Seguro de Vida. Você tem que: definir os valores das coberturas, quais coberturas são ideais para o seu perfil e ainda por cima ter domínio sobre o assunto para não cometer nenhum erro.

 

Melhores Seguradoras para Seguro de Vida

Existem diversas Seguradoras que trabalham com o produto no Brasil. 

Segue abaixo lista de algumas, que já são referência no assunto:

    1. Zurich: fundada na Suíça em 1872, está presente em mais de 210 países e conta com cerca de 23.000 funcionários ao todo. É uma potência no mercado de Seguros e referência quando se fala em Vida.
    2. Mongeral Aegon: foi a primeira iniciativa de previdência do país, em 2009 a Mongeral entrou para o Grupo Aegon, tornando-se Mongeral Aegon. Uma potência nos ramos de Vida e Previdência no Brasil, com mais de 1,8 milhões de segurados. 
    3. Prudential: a Prudential do Brasil é a maior Seguradora independente do Brasil no ramo Vida. É referência no país e conta com mais de 403 mil apólices de Seguro de Vida Individual.
    4. Tokio Marine: nascida no Japão, hoje é uma das 10 maiores seguradoras do mercado brasileiro, trabalha com diversos ramos de seguros e é referência na área
    5. Porto Seguro: esta é uma seguradora brasileira, nascida em 1945, localizada em São Paulo. É uma das maiores Seguradoras do país, famosa por trabalhar com Automóveis e Seguros Residenciais.
    6. Allianz: fundada em 1890 em Berlim, na Alemanha, a Allianz é uma das maiores seguradoras do mundo. Possuem aproximadamente 80 milhões de clientes.
    7. Mapfre: A Mapfre é uma empresa global, presente no Brasil desde 1992. Tem no seu portfólio a possibilidade de Seguro de Vida Resgatável. 
    8. Liberty: também é uma das maiores seguradoras do Brasil, muito preocupada com a qualidade de atendimento aos seus clientes.
    9. Metlife: a Metlife é uma das maiores Seguradoras do mundo e possui somente no Brasil cerca de 5 milhões de cliente. Uma forte referência no assunto.

Como receber o dinheiro da indenização?

Após ter a necessidade de receber a indenização referente ao Seguro, é necessário entrar em contato com a Seguradora e acionar o setor de Sinistro.

Com isso, você deverá se informar acerca da documentação necessária para comprovação.

Em caso de morte por exemplo: uma das documentações necessárias é a certidão de óbito.

Estando toda a documentação correta, a Seguradora tem um prazo máximo de 30 dias para pagar a indenização.

Um dos grandes benefícios do Seguro de Vida é que o valor de indenização sobre morte não vai para inventário, como acontece com a herança. 

Isso leva uma maior tranquilidade para a família, já que o inventário além de ter altos custos, leva um certo tempo para que a devida herança seja disponibilizada.

 

Este Seguro é considerado um Investimento?

Esse é um ponto que depende do que você considera investimento.

Investimento que trará um retorno financeiro? Não é o caso, este produto é uma proteção em caso de algum problema. Bem diferente de um investimento que visa o lucro como retorno.

 

Deseja receber uma proposta de Seguro de Vida? Preencha o formulário de contato clicando aqui.

A consultoria da Anubis é especializada em oferecer as melhores soluções com excelente custo-benefício!