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Previdência Privada Empresarial: saiba tudo sobre o assunto

A Reforma da Previdência tem dado o que falar, são muitas incertezas! Você sabia que a Previdência Privada Empresarial pode ser um excelente benefício a ser trabalhado na sua empresa?

Um fato é que no Brasil, nós estamos vivendo um cenário de muita dúvida com relação à situação previdenciária.

Será que daqui a um tempo a Previdência Pública será suficiente?

Eu devo ter uma Previdência Privada? Quando começar? Quanto poupar por mês?

Estes são questionamentos comuns a todos, do líder ao colaborador. Mas você sabia que a sua empresa pode ajudar os colaboradores nesse ponto?

A Previdência Privada Empresarial é um ótimo caminho, que além de ajudar na retenção de talentos, pode ajudar todo o corpo da empresa a se resolver quanto a situação previdenciária.

Confira!

Como funciona a Previdência?

previdência privada funciona duas fases:

  1. Contribuição: os participantes contribuem mensalmente formando uma reserva financeira.
  2. Recebimento: os participantes recebem o retorno que foi guardado. Mensalmente ou o valor inteiro.

Como funciona a Previdência Privada Empresarial?

A Previdência Privada Empresarial funciona de maneira similar a individual.

A diferença é que a empresa pode criar meios de beneficiar o colaborador. Isso pode ser feito de algumas formas:

  • Criar um incentivo para por exemplo: a cada R$1,00 que o colaborador investir na sua previdência, a empresa contribui R$0,50.
  • Criar regras para caso o colaborador deixe de trabalhar na empresa. Por exemplo: se o colaborador sair com apenas 2 anos de empresa, ele poderá resgatar apenas 50% da parte investida pela empresa (somado ao total investido pelo colaborador)

De maneira geral, as contribuições do colaborador para adquirir um plano de previdência privada pela organização não passa de 6% do salário – também existem formatos de contribuição fixa, um mesmo valor a cada mês.

A forma de contribuição vai depender do modelo contratado e escolhido pela empresa.

Além do modelo de contribuição definida (valor fixo de contribuição e determinação do valor de benefício no momento da aposentadoria), também há o modelo de benefício definido.

Neste último, o valor da aposentadoria é fixo e as contribuições variam para que o montante seja atingido na hora que o colaborador for se aposentar.

Como ofertar a Previdência Privada Empresarial?

Especialmente para os colaboradores mais jovens, com muitos anos de carreira pela frente, ter um plano de previdência custeado parcialmente pelo empregador é muito bom!

Não é apenas uma segurança para o futuro, mas também uma opção de investimento bastante confiável – muitas vezes, até mais compensador que um aumento salarial.

Para a empresa, outra vantagem é que as contribuições são descontadas direto em folha e a dedução fiscal é feita no mesmo mês, gerando uma base menor de cálculo de Imposto de Renda.

Se você considera que esse pode ser um bom benefício para sua empresa. Preencha o formulário e fale com um especialista para tirar suas dúvidas!

Por que a empresa ganha com a Previdência Privada?

Além da retenção e atração de bons profissionais. Vale a pena investir em um plano de previdência privada também pela competitividade no mercado.

Aquela organização que oferece o melhor pacote de benefícios aos colaboradores, geralmente, tem funcionários mais engajados, satisfeitos e, consequentemente, produtivos. Ou seja, o resultado da empresa tende a melhorar!

Fora isso, as organizações que têm contabilidade na modalidade lucro real podem reverter os valores destinados ao pagamento de impostos para o plano de previdência privada.

É uma maneira de investir em benefício sem assumir um novo gasto.

Para as empresas que não possuem esse regime contábil, a média de gasto com o plano costuma ser de 4% a 8% da folha de pagamento.

No mercado, existem vários planos personalizáveis em que a organização define as condições que pretende oferecer aos colaboradores. Variando de acordo com sua política de benefícios e capacidade financeira.

Portanto, engana-se quem pensar que este benefício pode consumir muito da verba da empresa.

Como implantar a Previdência Privada?

A organização que opta por oferecer um plano de previdência privada não tem necessidade de seguir nenhuma regra estabelecida pela lei. Já que este é um benefício que não possui caráter obrigatório e, sim, facultativo.

A companhia pode, sozinha, fazer um depósito mensal do valor do plano escolhido. Ou então pagar uma parte e o colaborador, a outra.

No caso da segunda opção, já que haverá desconto na folha de pagamento, é importante consultar o colaborador previamente, para ver se ele está de acordo com o benefício proposto.

A forma como o depósito poderá ser sacado também vai depender do pacote fechado com a Seguradora responsável.

Não é algo fácil para fazer sozinho. Por isso indicamos a ajuda de um especialista no assunto.

É importante destacar que não é necessário oferecer este benefício para todos os empregados. Algumas empresas optam, por exemplo, por consentir o plano de previdência privada apenas para aqueles que desejarem.

Um plano de previdência privada claramente motiva os colaboradores e, hoje, tem se tornado cada vez mais comum que eles levem isso em conta na hora de optar trabalhar em uma empresa.

Isso porque não é apenas a companhia que escolhe o profissional – ele também precisa escolher aquele negócio.

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