Telemedicina: saiba o que é e como ter acesso

Telemedicina: saiba o que é e como ter acesso

No contexto tecnológico, a medicina tem passado por grandes transformações ao longo dos últimos anos e uma das principais transformações desse meio foi a Telemedicina. 

Quer saber o que é Telemedicina e como funciona este novo formato de atendimento e os seus benefícios?

Continue lendo este artigo. 

O que é Telemedicina? 

Telemedicina é um formato de atendimento remoto onde não há a necessidade de uma visita presencial ao consultório médico para ser examinado.

Por meio do telefone, você recebe todas as orientações médicas de qualquer lugar, sem sair de casa ou a necessidade de deslocamento a longas distâncias. 

Este formato de atendimento que faz parte da Telesaúde, já existe a alguns anos, sendo sua utilização banida do Brasil em 2014.

Hoje, com a ameaça de colapso da saúde pública por conta do Coronavírus e os recursos tecnológicos e novas descobertas da ciência a Telemedicina foi potencializada e popularizada principalmente nas instituições privadas do Brasil e ao que parece, veio pra ficar. 

Qual a opinião dos médicos Brasileiros em relação a Telemedicina? 

Uma pesquisa realizada pelo  Associação Paulista de Medicina (APM) em fevereiro de 2020, que entrevistou 2.258 médicos no Brasil inteiro, apontou que 89,81% desses profissionais afirmaram que a Saúde país seria melhorada com a implementação dessas novas tecnologias.  

Sendo essa uma realidade nos países desenvolvidos e que apresentou resultados positivos refletidos na qualidade de vida da população e frente ao problema gerado pelo covid19, a telessaúde em si pode ter um papel muito relevante no combate ao vírus. 

Como funciona o atendimento via Telemedicina? 

O atendimento via Telemedicina acontece de uma maneira muito fácil e acessível para a maior parte das pessoas que têm acesso a internet. 

Isso é possível graças à funcionalidade que os Smartphones, computadores e tablets já possuem, como a videoconferência e o uso de aplicativos com abertura para realizar chamadas. 

Dessa forma, o paciente pode acessar do seu celular por exemplo o aplicativo do hospital o qual deseja receber atendimento (Teleconsulta) e com apenas alguns cliques estará falando com um médico.

Assim, possibilitando relatar sintomas, apresentar resultados de exames e receber os primeiros atendimentos que em muitos casos são eficazes. 

Em contato com o médico via Telemedicina, você poderá ser examinado previamente, receber orientações médicas.

Além disso você ter acesso ao seu relatório médico, guia de exames e receitas para compra de medicamentos. 

Quais as vantagens da Telemedicina? 

As vantagens da Telemedicina são inúmeras e se para você tudo isso ainda é uma grande novidade, confira agora algumas das vantagens da Telemedicina que vão te fazer ver com bons olhos esta novidade. 

Redução das filas nos hospitais 

Com a Telemedicina, é possível que atendimentos mais simples e diagnosticos mais básicos sejam realizados de maneira remota. Assim não existe a necessidade de se fazer filas em hospitais.

Sabemos que além do tempo gasto em fila, ainda existe o deslocamento, transito e etc…

Aumento de produtividade e agilidade 

Um dos grandes problemas da Saúde no Brasil são as filas para atendimento médico.

Com a Telemedicina, é possível encurtar essas filas que consequentemente irão acelerar o  processo de atendimento de pacientes. 

Utilizando a Telemedicina, médicos podem atender um maior número de pacientes utilizando o mesmo tempo que, em consultório de maneira presencial levaria para atender um menor número de pessoas bem menor.

Contribui para manter o isolamento social 

Utilizando o atendimento remoto da Telemedicina, sem sair de casa, você estará contribuindo para o isolamento social que é muito importante para o combate ao Coronavírus. 

Além disso, se o atendimento que você precisa é para uma suspeita de Covid19, você estará mantendo um distanciamento seguro de outras pessoas.

É uma medida mais econômica  

Quando o assunto é a parte financeira deste negócio, também há vantagem. 

Ao optar pelo uso da telemedicina,  hospitais e consultórios médicos podem economizar com custos operacionais de funcionamento.

Dessa forma, é possível repassar esta economia para os consumidores finais e dessa forma todos saem ganhando.

Telemedicina não resolve tudo!

Existem muitas ocasiões, as quais não pode ser dispensada o diagnóstico pessoal de um médico. Logo, apesar de diversas vantagens, temos que ter consciência de que a telemedicina não resolverá todas as situações.

É necessário sempre ter um contato com um médico.

Como ter acesso a Telemedicina? 

Se você tem interesse em acessar a telemedicina, a boa notícia é que muitos hospitais e consultórios já possuem este sistema funcionando e pronto para utilização.

Basta seguir as dicas abaixo e saber como utilizar a Telemedicina. 

Telemedicina nos Planos de Saúde

Se você é beneficiário de um Plano de Saúde, é possível acessar a central de atendimento da sua operadora e solicitar a lista de hospitais que prestam o atendimento via telemedicina.

Mas é importante ressaltar que não é obrigatório que um Plano de Saúde ofereça o serviço de telemedicina.

Se o seu Plano cobrir este tipo de atendimento, você poderá criar um login e senha e acessar por meio de um aplicativo fornecido pela sua operadora.

Telemedicina pelo SUS  

Desde maio de 2020,o Sistema Ùnico de Saúde (SUS), passou a utilizar atendimento virtual principalmente em casos de suspeita para Coronavírus. 

Intitulado de TeleSUS, o programa está acessível nos postos credenciados da rede pública de saúde.

Para que você receba este atendimento, será avaliado seu estado clínico e a escolha de atendimento remoto ficará a critério do profissional de saúde que irá analisar sua situação. 

Seguros de Vida com Telemedicina

A seguradora Tokio Marine oferece como benefício para seus segurados, uma conta no aplicativo Einstein Conecta.

Esta é uma ferramenta disponibilizada pelo Hospital Albert Einstein com qualidade de atendimento e médicos capacitados para realizar teleconsultas

Se você possui o seguro de vida Tokio Marine ou deseja saber mais sobre Seguro de vida Tokio, Einstein Conecta e outros benefícios, Clique aqui.  

Conheça a Anubis Corretora de Seguros

Quer conhecer os Planos de saúde e Seguros que te dão acesso a Telemedicina

Conte com a gente! 

Anúbis Corretora é uma empresa que atua a mais de 15 anos auxiliando seus clientes a encontrar o melhor em soluções para pessoas e empresas. Temos soluções em Planos de saúde, odontológicos, Seguro Auto, Seguros de vida, Previdência Privada e muito mais. 

Entre em contato conosco e faça uma cotação gratuita, clique aqui!