Descubra quais os tipos de seguros odontológicos que existem

Descubra quais os tipos de seguros odontológicos que existem

O cuidado com a saúde do corpo e a bucal é essencial para manter a qualidade de vida e o pleno funcionamento do organismo. Nesse sentido, uma palavra-chave que auxilia no entendimento, inclusive sobre o acesso a um serviço de saúde bucal de qualidade são os seguros odontológicos.

Também conhecidos como planos odontológicos, os convênios são uma ferramenta necessária para quem deseja ter acesso a clínicas odontológicas e os seus mais variados tratamentos, dos modernos aparelho ortodontico transparente até o clareamento dental, de forma facilitada.

No presente artigo abordaremos sobre a importância de possuir um seguro dentista, além de alguns serviços que podem ser cobertos por eles.

A importância de um seguro odontológico

O cotidiano é bastante complexo e envolve uma série de atividades que precisam ser conciliadas, como:

  • Trabalho;
  • Família;
  • Lazer;
  • Saúde.

Esse último aspecto é muito importante para manter a qualidade de vida na rotina agitada, garantindo que os demais fatores possam ser aproveitados adequadamente. Inclusive, vale dizer que todos os âmbitos se relacionam, mas a saúde é crucial para a manutenção dos demais.

Assim, podemos olhar com muita atenção para a saúde geral, bem como para a bucal, já que ter um sorriso saudável significa muito, tanto para o corpo como para a estética e a saúde mental.

Para ajudar no cuidado periódico dos dentes, além do cuidado pessoal, é fundamental contar com atendimento especializado.

Nesse sentido, um seguro dentista ou plano odontológico, seja contratado de forma particular ou fornecido por empresas, pode ser um grande aliado.

Isso porque o plano oferece coberturas variadas, indo das mais simples – como consultas e limpezas sazonais – até os tratamentos mais complexos, vide a colocação de lente de contato dental.

Assim, o plano de dentista traz mais segurança para a sua boca, pois as consultas podem ser agendadas de forma rápida, e os exames podem ser feitos de forma preventiva.

Algumas das vantagens que se podem ser obtidas com a adesão de um plano odontológico são o atendimento rápido, segurança nos procedimentos a serem feitos e cobertura de procedimentos mais complexos (conforme o plano escolhido).

Nesse último caso a principal vantagem é que além de procedimentos mais invasivos há a possibilidade de realizar tratamentos estéticos, isso porque alguns planos cobrem a realização de clareamento dental com moldeira ou ainda o uso de aparelhos transparentes, por exemplo.

Além disso, a sensação de prevenção e seguridade que o plano odontológico traz também é muito importante. Consultas periódicas permitem que a saúde bucal esteja em dia, sem a preocupação de encontrar alguma disfunção.

Como escolher empresas de seguros odontológicos e opções do mercado

Portanto, entendemos que um plano odontológico é muito importante para quem quer cuidar da saúde bucal de maneira correta, segura e com qualidade.

Contudo, como mencionamos, há diferentes tipos de coberturas, bem como outras informações que envolvem a contratação e são pertinentes para quem busca esse tipo de serviço, que é tão fundamental para a melhor qualidade de vida. 

Assim, antes de escolher o plano é preciso avaliar os benefícios de cada cobertura – como possibilidade de realizar limpeza, implante dentario, aparelho ortodôntico, entre outros – além da rede de dentistas parceiros e preços.

Deste modo, é preciso avaliar o custo-benefício, comparando os serviços disponíveis com as necessidades da família, de modo a adquirir um plano que supra essas demandas.

Verificar a opção de dependentes e inclusão de serviços (além dos pacotes disponibilizados) também são fatores que podem ser levados em consideração, trazendo ainda mais benefícios.

  1. OdontoPrev

Para quem busca um plano, a OdontoPrev é uma opção bastante conhecida. A empresa pertence à Bradesco Seguros, com cerca de 5,61 milhões de beneficiários.

No plano nacional, sua atuação corresponde a 22,9% de todo o mercado de seguro odontológico.

A operadora disponibiliza uma série de planos, indo de planos individuais até familiares e com um preço acessível. Os consultórios associados são modernos e qualificados, oferecendo a todos os beneficiários qualidade e segurança.

  1. Amil dental

Seguida da OdontoPreve, a Amil Dental é a segunda no ranking das maiores operadoras de seguros dentais do Brasil. 

A Amil Dental é reconhecida não somente pelos seus beneficiários. Inclusive, para se ter uma ideia, em 2019 foi eleita pelos dentistas parceiros como o melhor plano. Tal pesquisa foi feita pelo DataFolha.

Essa operadora disponibiliza quatro planos, sendo um destinado às crianças, e os outros sendo contratados para o indivíduo, família ou empresas. 

  1. Interodonto

A Interodonto possui uma carteira de clientes de cerca de 1,91 milhão de clientes, pertencendo ao Grupo NotreDame Intermédica. 

Por conta disso possui uma ampla rede de atendimento nas mais variadas cidades do Brasil.

A vantagem que tal seguro oferece é o sistema único que controla o benefício odontológico, atendimento de urgência 24 horas e aprovação online de tratamentos solicitados.

Entendemos, portanto, que para manter uma saúde bucal adequada é importante cuidar cotidianamente dos dentes e da boca, porém, é necessário a contratação de um seguro odontológico.

Este seguro garantirá suas visitas periódicas ao médico dentista, permitindo que doenças sejam evitadas e exames sejam feitos, garantindo uma saúde bucal adequada. 


Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.