Quais as diferenças entre Urgência e Emergência? O que é Urgência e o que é Emergência? Ambos tem suas similaridades, mas por se tratar de saúde, é importante saber como diferenciar!

Antes de entrar nos conceitos e abordar as diferenças, é importante saber que ambos os termos são confundidos porque possuem uma similaridade muito grande: 

Tanto Urgência quanto Emergência refletem uma necessidade de atendimento médico imediato.

O que é Urgência?

Uma Urgência é uma ocasião em que o atendimento médico em curto prazo é necessário, mas não há um risco de morte. 

Entretanto, essa necessidade de atendimento rápido existe porque caso a situação não seja tratada, pode surgir um problema mais grave.

Casos de Urgência

Confira abaixo alguns casos deste evento em hospitais:

  • Fraturas (a depender da gravidade, porque se causar risco de morte, é considerado Emergência)
  • Febres (a depender da intensidade e do período)
  • Dores de cabeça (desde que não sejam derrames)

 

O que é Emergência?

Uma Emergência é uma ocasião em que é necessário o atendimento médico imediato e existe um risco de morte.

Consequentemente, os pacientes em estado de Emergência devem ser os primeiros a serem atendidos em um hospital, justamente por conta desse risco iminente de morte.

Casos de Emergência

Confira abaixo alguns casos deste evento em hospitais:

  • Hemorragias
  • Paradas Cardíacas
  • Paradas Respiratórias
  • Infartos
  • Derrames
  • Acidentes que possam causar lesões graves

De uma maneira geral, os casos de emergência são os casos mais graves.

Qual a diferença entre Urgência e Emergência?

Embora, tanto em casos de Urgência, quanto nos casos de emergência, o paciente necessite de atendimento médico. Casos de Emergência são mais graves, sendo assim, em uma situação de urgência, é necessário um atendimento médico de curto prazo e em casos de emergência, é necessário atendimento médico imediato.

Tentando resumir de maneira bem simples e direta, podemos chegar na seguinte definição:

Urgência pode esperar um pouco e Emergência não pode esperar nem um pouco.

Algumas regras estão presentes em um documento do Conselho Federal de Medicina. Mais precisamente na RESOLUÇÃO CFM nº 1451/95.

Em ambos os casos, é indicado procurar um pronto-socorro, na medida que a situação for de menor gravidade, pode-se buscar um atendimento em ambulatório.

Protocolo de Manchester

O Protocolo de Manchester é uma espécie de sistema de avaliação de risco, que classifica os pacientes em cores, assim que chegam no hospital, para facilitar o atendimento médico

Ou seja, quando um paciente chega a um hospital, ele passa por uma triagem e recebe uma cor referente ao risco que a sua saúde passa. Esta triagem possui o nome de Protocolo de Manchester, porque foi criada na cidade com esse nome, na Inglaterra.

Segue abaixo imagem que esclarece os riscos de acordo com cada cor:

protocolo de manchester cores

Fonte: https://m.sinmedms.org.br/historia/voce-sabe-a-importancia-das-cores-vermelhoamareloverde-e-azul-no-atend/2446/

 

Até pela imagem, é possível perceber que Urgência e Emergência são situações que necessitam de um atendimento médico breve. Sendo que a Emergência representa ocasiões mais graves.

Urgência e Emergência nos Planos de Saúde

Ambos os casos são cobertos pelos planos de saúde, que possuem atendimento hospitalar (exclui-se planos apenas ambulatoriais). No entanto, você deve saber alguns pontos relacionados ao tema:

Carências em casos de Urgência e Emergência

As carências são de apenas 24 horas para estes casos. Mas é importante ressaltar que isso só vale para acidentes pessoais, como quedas, acidentes de carro e outros. 

São carências pequenas porque se entende que o beneficiário não comprou um plano de saúde para usar o serviço de atendimento para Urgência e Emergência de forma imediata. 

Coparticipação em casos de Urgência e Emergência

Sobre Urgência e Emergência, existe a incidência de Coparticipação e que pode ser até mais caro. Isso porque consultas de urgência e emergência podem ter valores mais elevados.

 

Para quaisquer outras dúvidas relacionadas a Planos de Saúde, consulte a Anubis Corretora de Seguros, que é especialista no assunto.

Se você acha que o seu Plano de Saúde está caro, não hesite e faça um diagnostico gratuito!